ENCONTRADAS MOEDAS DE OURO DO SÉCULO 9 - Durante escavações em Israel.



Parece que os israelitas não param de encontrar preciosidades numismáticas em suas terras. Os arqueólogos da Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA), confirmam nossa afirmação ao encontrarem um esconderijo repleto de dinares (moeda israelita) em Yvane, na cidade central de Israel.

“Eu estava catalogando um grande número de artefatos que encontramos durante as escavações quando, de repente, ouvi gritos de alegria", contou o arqueólogo Dr. Liat Nadav-Ziv, co-diretor da escavação.

O achado continha sete moedas datadas do século 9 d.C. (o início do período abássida), que estavam num jarro quebrado, e poderia ter sido o tesouro de oleiros da época. Dentre os objetos, juntamente havia uma moeda pertencente ao reinado de Harune Arraxide — um califa que reinou entre 786 e 809 d.C.

Outras moedas raras também estavam na descoberta, essas pertencentes à dinastia Aghlabid, que governou o norte da África, na região da Tunísia moderna, em nome do califado abássida, localizado em Bagdá. Além disso, os pesquisadores avistaram uma antiga área industrial, cuja utilização perdurou por muitos anos.

Fonte:
Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA)


Banner de parceria entre Diniz Numismática e Collectgram
Postagem Anterior Próxima Postagem