Bruno Diniz - Historiador, numismata e Líder de Desbravadores



Muito prazer! Sou Bruno Diniz, Historiador e Cientista Político, Nasci em 1980, em Brasília, ex-militar, filho de militar e de uma dona de casa muito dedicada. Casado, sem filhos e Adventista do Sétimo Dia. Sou numismata e notafilista desde 1992. Ativo no meio virtual no tocante ao meio numismático e notafilico, ainda dou os primeiros passos na filatelia, além de Líder de Desbravadores e consultor legislativo.

Por me dedicar ao estudo e divulgação da numismática e da história contada por meio dessas peças tão interessantes, fui indicado para receber em 2016 a condecoração "Ordem do mérito cultural" pelo MinC - Ministério da Cultura. Em 2018 fui novamente indicado pelo Ministro de Estado da Secretaria de Governo, Carlos Marun.

Vivi grande parte de minha infância e início da juventude me dedicando as moedas e cédulas. Hoje vivo a missão de levar aos amigos de todo Brasil o conhecimento acumulado, informações e pesquisas para todos vocês.

A ciência numismática e notafilica são algumas das paixões da minha vida. Tenho orgulho em poder preservar a história do Brasil e do mundo por meio do colecionismo de cédulas e moedas. Espero que você também possa ser tocado por esta ciência tão peculiar.

NOSSA MISSÃO - Levar a cultura e a ciência numismática aos mais jovens. Me apropriei desta missão com muita dedicação e carinho. Em tempos tão difíceis de nossa economia e onde os interesses comerciais falam mais alto, nasceu a ideia de trazer informações sem qualquer cunho financeiro. Tendo a veia cultural/cientifica e totalmente gratuita como meu único e principal objetivo.

A página Diniz Numismática é um espaço reservado para informação e estudos relacionados ao meio numismático e divulgação de eventos do ramo.

QUEBRANDO BARREIRAS - O envolvimento com a numismática é tão intenso em minha vida, que ao criar este blog em 21 de junho de 2012, logo ele se transformaria em um canal de descoberta e informação para outros colecionadores que não possuíam acesso, facilitado a obtenção de materiais do ramo aos amigos iniciantes. 

Viemos com uma linguagem simplificada e objetiva, uma opção fora dos fóruns. Meu objetivo é aproximar a numismática ainda mais dos colecionadores amadores e profissionais e que ainda estão muito distantes dos grandes eixos do país. O blog Diniz Numismática é acompanhado por colecionadores em mais de 100 países com cerca de 2.800 acessos por dia. Já somamos mais de 4.000.000 de visualizações desde 2012. Uma marca comemorada por todos nós.

NAS REDES SOCIAIS - Nossos perfis contam com o apoio de todos vocês! Entusiastas e seguidores da arte numismática e notafílica em redes sociais. Fomos destaque na rede social Google+ (hoje extinta), com mais de 50.000 seguidores. Também estamos no facebook com a página Diniz Numismática, somando mais de 3.100 seguidores. Não podemos deixar de falar em nosso canal no Youtube. Ainda damos os primeiros passos na rede, mas já contamos com mais de 5.600 inscritos (orgânicos) em nosso canal. 

2013

- Em Março de 2013 Fui convidado a participar da primeira organização virtual de numismática do Brasil à AVBN - Associação Virtual Brasileira de Numismática, na figura de 1º Presidente da entidade criada em Março de 2013. Onde fui criador e idealizador da arte e conceito da logomarca da AVBN. Lá também criei o conceito da arte do carimbo marca d'água que estampam as cédulas de um Cruzeiro comemorativas a fundação da AVBN.

- 2013 Abril - Convidado a escrever a coluna sobre numismática e notafilia  para o Jornal FILACAP edição impressa, contribuindo com artigos do ramo numismático, notafilico e histórico.

- 2013 Dezembro - Agraciado com a Comenda do Mérito Numismático "Grau Ouro" pelos serviços prestados a numismática. Concedida pela AVBN.

- 2013/2014 Prêmio Top Blog - Indicado ao prêmio e finalista. Nosso blog ficou entre os TOP-100 na categoria Arte e Cultura.


2016

- 2016 Março - Eleito novamente Presidência da AVBN - Associação Virtual Brasileira de Numismática onde permaneci até o inicio de 2017.

- 2015/2016 - Contribuí com artigos em 15/16 que ajudaram o Jornal FILACAP a ser agraciado como o Prêmio PRATA GRANDE na LUBRAPEX 2016 em Viana do Castelo em Portugal durante o mês de maio de 2016.

- 2016 Junho - Indicado para "Ordem do Mérito Cultural" em 2016 pelos bons serviços prestados em favor da memória material e histórica da numária brasileira. Condecoração oferecida pelo governo brasileiro por meio do Ministério da Cultura.

- 2016 Outubro - Realizada a 1ª Exposição Numismática e Notafílica para Desbravadores - Preparação para aplicação da especialidade de Numismática para crianças e jovens. Brasília-DF

- 2016 Outubro - Promovemos o projeto de desenvolvimento da especialidade de NOTAFILIA para Clubes de Desbravadores no Brasil, com o apoio do Clube Cruzeiro do Sul.


2017

- 2017 Janeiro - Fomos destaque na página do Google Internacional pelo sucesso com o perfil Entre cédulas, moedas, selos e historias, que em apenas um ano alcançando a marca de 20.000 seguidores na rede. Um marco histórico para o ramos da numismática na web!
- 2017 Fevereiro - Recebi convite para integrar o programa de desenvolvedores de conteúdos originais do Google. O Google CREATE foi a porta que faltava para que a numismática fosse levada com mais força aos seguidores de toda a rede.

- 2017 Julho - Consultoria em artigo numismática/notafilia para a revista Mundo Estranho do grupo Abril.

- 2017 Setembro - Convidado para escrever artigos numismáticos para a UNAN. Convite feito por Don Carlos Torres Gandolfi, fundador da Unión Americana de Numismática.


2018

- 2018 Abril - Consultoria em artigo numismática/notafilia para a revista Super Interessante do grupo Abril.

- 2018 Maio - Destaque na página do Google Brasil.

- 2018 Junho - Indicado para "Ordem do Mérito Cultural" em 2018 pelos bons serviços prestados em favor da memória material e histórica da numária brasileira. Condecoração oferecida pelo governo brasileiro por meio do Ministério da Cultura.


2019

- 2019 Maio - Criação de ambiente virtual (Universo de Especialidades) onde desbravadores de todo o Brasil podem cursar a especialidade de numismática básica e avançada a distância (EAD). Crianças da Região Norte do Brasil foram as primeiras a fazer as especialidades de forma virtual.

- 2019 Setembro - Série de palestras para crianças em escola do Distrito Federal. Tema: Personalidades no Dinheiro Brasileiro - Palestras realizadas na Escola Adventista do Guará II.  Ocorreram sorteios de brindes numismáticos e notafilicos, também sorteamos a nova moeda de 1 Real comemorativa ao 25 anos de lançamento do Plano Real.

- 2020 Será um grande ano!