Cédula com rosto de Evita é rejeitada na Argentina


A presidente argentina, Cristina Kirchner, durante a apresentação do novo modelo da nota de 100 pesos, em homenagem aos 60 anos de Eva Perón, em julho de 2012A presidente argentina, Cristina Kirchner, durante a apresentação do novo modelo da nota de 100 pesos, em homenagem aos 60 anos de Eva Perón, em julho de 2012 (Divulgação/Casa Rosada)
A nova cédula do peso argentino que estampa o rosto de Eva Perón, em homenagem ao aniversário de 60 anos de sua morte, está causando confusão no país por não ser reconhecida por alguns comerciantes enquanto é perseguida por colecionadores, informou nesta terça-feira o jornal Clarín. O Ministério da Justiça teve que divulgar um comunicado para acalmar os ânimos e para informar o óbvio – que as cédulas são legais e devem ser aceitas.
 
Perdeu a primeira postagem? Leia mais: Nota em homenagem à Evita em circulação

Aposentados da província de Buenos Aires foram os primeiros a denunciar a dificuldade na aceitação das notas. Eles as receberam da Previdência Social em 29 de novembro, quando os caixas estavam abarrotados de notas de 100 pesos com a figura de Evita. “No domingo, tive que deixar minhas compras no caixa do supermercado porque não aceitaram a minha cédula”, disse ao Clarín a professora aposentada Elena Lucero. “Recorri a vários armazéns e não tive sorte alguma”, completou.

Reprodução
Detalhe da nota de 100 pesos argentinos, com a imagem de Eva Perón
Detalhe da nota de 100 pesos argentinos, com a imagem de Eva Perón

“As novas cédulas de 100 pesos com a imagem de Eva Perón são legais e devem ser aceitas normalmente”, anunciou o Ministério de Justiça. As autoridades argentinas também lembraram que a nota coexistirá com a que mostra a imagem da posse de Julio Argentino Roca (ex-presidente) - nenhuma sairá de circulação.


Em La Plata, uma cidade da província de Buenos Aires, comerciantes guardam uma cédula de Evita para comparar com a oferecida pelos clientes nas lojas. Ao mesmo tempo em que algumas lojas e supermercados não aceitam a cédula de Evita, colecionadores a procuram como um tesouro, às vezes pagando mais do que o seu valor.

Fonte: Veja online
Postagem Anterior Próxima Postagem