Aprenda calcular o valor das moedas de prata


Em algumas postagens das redes sociais eu pude ver que existe um numero elevado de pessoas que estão vendendo ou possuem a curiosidade de dar o valor monetário as pecas que integram suas coleções.

Não gosto muito de me basear por catálogo, eles não valorizam as peças como devem e ainda tentam criar tendências de mercado de acordo com o que possuem em seus estoques. Um grande exemplo são os patacões, algum tempo atrás não valiam muita coisa, muitos colecionadores compravam pela beleza e historia das pecas, daí os catálogos supervalorizaram essas moedas e hoje gastamos uma fábula para ter em nossas coleções estas estimadas peças. Com o cobre não foi diferente! Agora estão valorizando essas moedas como nunca, notem que já existe uma invasão dessas peças no mercado da numismática...Mas vamos ao que realmente interessa!

Vamos ensinar hoje como calcular o valor de suas moedas de prata. A melhor prata é a prata 999, que contém 99,9% de prata pura. Já a prata 900 possui 90% de prata misturada a outras ligas e daí por diante!

Para fazer esse cálculo, de quanto vale a sua prata, você precisa pesar todas as peças, e calcular por base no valor da prata no mercado internacional (a cotação da prata), medida em Onças Troy (1 Onça Troy equivale a 31,10 gramas).

Por exemplo, se você tem 100 gramas de prata 900, você tem 90 gramas de prata pura 999 do seu total de peças. Agora calcule o preço da prata pura multiplicando pelo valor da cotação da prata.

Não se esqueça que pode estar adicionado algum valor artístico à essa prata. Então você pode ter o valor da prata (só o metal precioso) mais o valor da confecção, antiguidade, etc, associado a cada peça.

Postagem Anterior Próxima Postagem