ICOM RIO2013 - 23ª Conferência Internacional do ICOM


O Museu de Valores mantém relacionamento com instituições nacionais e internacionais, destacando-se a filiação ao Comitê Brasileiro do International Council of Museums (ICOM), órgão filiado à Unesco, que tem por objetivo “a pesquisa, dinamização e divulgação dos ensinamentos técnicos no campo da museologia e a proteção do patrimônio histórico e cultural dos museus” (http://icom.museum/). Trata-se de uma rede composta de cerca de 20.000 museus de todo o mundo, 30.000 especialistas e 171 comitês que tratam dos mais variados temas de cunho museológico.

No âmbito do ICOM, este Museu de Valores é membro do International Committee for Money and Banking Museums (Icomon), comitê dedicado a fóruns de discussão, troca de experiências e desenvolvimento da gestão dos museus numismáticos e monetários de todos os continentes, no qual muitos museus de bancos centrais se fazem representar.

Devido à escolha da cidade do Rio de Janeiro para sediar a 23ª Conferência Internacional do ICOM em 2013, sua representação brasileira (ICOM-BR), com o Ministério da Cultura (MinC) e o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), preparam-se para receber cerca de 5.000 membros, no período de 10 a 17 de agosto de 20132013, sendo os dias 10 e 11 para a pré-conferência, e o período de 12 a 17 para a Conferência propriamente dita.

A Conferência do ICOM é um evento trianual, com duração de 5 dias, onde paralelamente seus comitês também se reúnem. Assim, o Museu de Valores do Banco Central, como é de praxe ao museu monetário anfitrião, deverá recepcionar o ICOMON Meeting 2013, com expectativa de cerca de 300 representantes de museus monetários estrangeiros.

O tema geral da Conferência do ICOM será “Memória e Criatividade: Museus para o Desenvolvimento Social”. Dentro dessa temática, o Museu de Valores propõe como tema central para a reunião do Icomon: “Educação Financeira no Museu Monetário – contribuição para o desenvolvimento social”.
Visite o site do ICOM Rio 2013: icomrio2013

Karla Santos de Sá
Postagem Anterior Próxima Postagem