DINHEIRO DE GUERRA E DE EMERGÊNCIA BRITÂNICO


As primeiras emissões do dinheiro de guerra da Grã Bretanha foi em 1943 e um curioso "dinheiro de emergência", em 1945, supostamente por falta de papel. Cabe lembrar que a diferença entre cédulas e moedas não é somente o material do qual são confeccionados, mas também como são fabricados, pois a cédula é impressa e a moeda é cunhada. Os materiais usados nas moedas modernas podem ser nobres como o ouro e prata, ou outros como cobre, latão, bronze, alumínio e liga de níquel. As notas são normalmente de papel, mas podem ser de plástico ou até de resina como essa da ilustração. Existem cédulas de ouro, impressas especialmente para colecionadores, o Kwait lançou uma assim depois da guerra em 1992.
Vale também ressaltar que os materias tanto para impressão como para a cunhagem, em alguns momentos eram de baixa qualidade por falta de matéria prima adequada nos tempos de guerra.


Cédula militar de Libra, lançada em 1943. Note-se a austeridade do desenho em contraste com as notas militares americanas.
Cédula de Shilling emitida em 1943 para as forças armadas britânicas.

Nota de Penny com aparência de moeda lançada em 1945, impressa em papelão impregnado de resina, supostamente por carência de papel de qualidade.


Fonte: Jair Lopes
Adaptacao: Bruno Diniz

Postagem Anterior Próxima Postagem