As extravagantes moedas da china


As primeiras moedas chinesas tomaram formatos extravagantes, como o de enxadas. Depois vieram rodas de liga de bronze com um furo quadrado no meio. O imaginário é associado a um mundo com uma organização da produção primitiva. As cédulas da China, país que se candidata a potência global no Século XXI, trazem a efígie de Mao, mas a ideologia pregada pela burocracia do Partido Comunista maoista foi congelada no tempo e submetida a um amplo processo revisionista. Em seu lugar foi adotada uma estratégia de atração do capital estrangeiro, câmbio depreciado e exportações agressivas de produtos industriais vendidos a preços baixos. Praticas de dumping são favorecidas pela mão de obra barata, carente de liberdade sindical, que os críticos do regime e os dissidentes consideram como semiescrava. 

PARA ENTENDER:

O que é dumping?

Dumping é uma prática comercial, geralmente desleal, que consiste em uma ou mais empresas de um país venderem seus produtos por preços extraordinariamente baixos ( muitas vezes com preços de venda inferiores ao preço de produção) em outro, por um tempo, visando prejudicar e eliminar a concorrência local, passando então a dominar o mercado e impondo preços altos. É um termo usado em comércio internacional e é reprimido pelos governos nacionais, quando comprovado. Esta técnica é utilizada pelos  asiáticos como forma de ganhar quotas de mercado.

CURIOSIDADES:

Vários formatos foram adotados ao longo dos séculos e estas replicas (não pertencem a minha coleção imagem do google) mostram como eram ricas em variedade e formatos.

 

Não colecione réplicas!!!
Postagem Anterior Próxima Postagem