O colecionismo mais perto de você

Muitas pessoas me perguntam como colecionar, onde encontrar os colecionadores e onde encontrar peças para sua coleção! E foi pensando nisso que eu iniciei uma série de postagens com locais onde os colelcionadores pode certamente iniciar suas 
buscas e a ASSOCIAÇÃO CULTURAL FILACAP é uma delas, foi fundada em Cachoeira Paulista / SP, no dia 1º de maio de 1972, com o nome de Clube Filatélico de Cachoeira Paulista.
A primeira sede da entidade foi a própria residência de seu fundador e presidente Prof. José Maurício do Prado, onde eram realizadas as reuniões. Durante algum tempo a sede funcionou na Casa da Amizade do Rotary Club de Cachoeira Paulista e, em seguida, em uma sala cedida pela Rádio Bandeirantes de Cachoeira Paulista. Atualmente a sede está localizada na Rua Sete de Abril, 50, Alto da Igreja, residência do presidente.
No ano seguinte a sua fundação, a entidade já realizava sua primeira exposição, a EXFICAP 73, em comemoração aos 100 anos do nascimento de Alberto Santos Dumont. Esta primeira exposição foi realizada em conjunto com o Círculo dos Aerofilatelistas do Brasil, sob a presidência do pesquisador filatélico e aerofilatelista Carlos dos Santos Pinheiro.
Até 2006 foram realizadas mais nove exposições conhecidas pela sigla EXFICAP (Exposição Filatélica de Cachoeira Paulista). A partir de 1974 todas EXFICAPs tiveram sua realização assinaladas por carimbos comemorativos lançados pelos Correios.
A divulgação do trabalho da entidade sempre teve o apoio de jornais onde o presidente, jornalista profissional, manteve colunas sobre colecionismo (atualmente, Coluna do Colecionador). Desde 1975 a divulgação do colecionismo foi ampliada com o lançamento do jornal FILACAP, em circulação até hoje.
A Associação Cultural FILACAP sempre apoiou os movimentos que visam fortalecer o colecionismo brasileiro, participando da fundação da FEFIESP – Federação das Entidades Filatélicas do Estado de São Paulo e da FEBRAF – Federação Brasileira de Filatelia.
Em suas realizações contam-se inúmeras exposições e encontros de colecionadores em várias cidades do Vale do Paraíba, sempre contando com o apoio da FEFIESP, FEBRAF, ABRAJOF – Associação Brasileira dos Jornalistas Filatélicos e dos CORREIOS. Também tem encontrado o apoio de muitas Prefeituras e Câmaras Municipais em suas realizações.
Convidamos você, amigo colecionador, a unir-se a nós na divulgação do Colecionismo, a mais conhecida e praticada das modalidades culturais em todo o mundo. Não deixe de fazer uma visita aos nossos amigos da FILACAP, vocês irão adorar!!!
Postagem Anterior Próxima Postagem