CHOP MARK (FINAL) - Uma coisa para manter em mente!

O povo chinês aceitou as moedas acima de peso, mas sendo de prata padrão, mas não como um "dólar", que não se tornou curso legal até 1889. Mas, com todos os tipos de dólares e variações de teor de prata, tornava-se difícil determinar qual moeda aceitar e qual recusar.

Para agravar o problema o afluxo de moedas falsas era muito grande. Pesquisadores descobriram registros que descrevem a produção de moedas falsas para o mercado chinês. Uma delas foi desenvolvida por Pablo Bordeauz, "Made in Birmingham” em 1792, moedas falsificadas, espanholas  e com Chop Marks da China, ele documentava métodos de falsificação  empregados em moedas de cobre de fabricação revestida com prata e especificou uma escala de produção no valor de £ 25.000 de moedas falsas semanalmente durante 1792.

Outro relatório é que os britânicos estabeleceram uma casa da moeda em Canton, no final do século XVIII, a fim de descobrir moedas falsas forjadas em oito reales datadas de 1778. Mas o correto é afirmar que até 1790 vários milhões de moedas falsificadas estavam circulando na China. A East India Company cometeu um grande erro, deixando a casa da moeda nas mãos dos nativos. Eles estavam produzindo falsos reales Méxicanos Carolus, e os trabalhadores chineses ansiosos para também lucrarem com as falsificações, começaram a aumentar o conteúdo da liga de cobre e manter a prata. As moedas colocadas em circulação foram cunhadas com 0,600 me em vez do correto .902.7. A casa da moeda de flamboyant da East India Company faliu e fechou suas portas por conta do ocorrido.

Como era grande o número de falsificações, foi necessário criar alguma forma de garantia de conteúdo de prata. Para resolver este problema, o banco nativo e os cambista acrescentaram seu "chop" para cada dólar que passou por suas mãos. Este "chop" era normalmente um único símbolo ou uma letra ou às vezes um símbolo secreto conhecido apenas por esse particular doleiro que uma simples chop Mark poderia atestar que:

1. A moeda foi negociada por ele,
2. Certificava que o teor de prata era o padrão,
3. E que ele concordava em aceitar a moeda de volta sem argumento.

"Chop" é uma palavra importada pelo Inglês da Índia, onde a palavra era "Chappa" ou "Choppa", ou seja, selo ou carimbo oficial.

Decifrar o significado destes pequeninos "chops" pode ser um pouco trabalhoso e frustrante. Primeiro, muitos deles possuem mais de 100 anos e muitos dos caracteres já não são comparáveis aos caracteres modernos. Por isso, é difícil traduzi-los em um dicionário Inglês-Chinês moderno e necessita localizar alguém que possa ler os caracteres antigos. Em segundo lugar, a pesquisa mostrou que muitos dos "chops" se transformaram em marcas pessoais de identidade como um monograma, alguns até mesmo usando um conjunto de caracteres semelhantes a uma marca de gado. Caracteres chineses são feitos de significados, que podem descrever a aparência física, o título da pessoa ou outra característica única. Esta mudança "chop" pode ter sido causada quando os empresários locais assumiram a prática do chop mark.

Algumas moedas estrangeiras com chop marks
e os períodos em que foram marcadas:

Spanish Dollar
ESPANHA
 8 reales espanhol 1732-71

Pillar Dollar
MÉXICO
8 reales Pillar 1732-72

Carolus Dollar
MÉXICO
8 reales Carolus 1772-1808

Hong Kong Dollar
HONG-KONG (COLONIA BRITÂNICA)
"Dollar", 1866-1868
  As Chops no rosto da rainha foram consideradas 
  má sorte, raramente são vistas.

Japan Trade Dollar
JAPÃO
Marcadas entre 1875-78

British Trade Dollar
GRÃ-BRETANHA
Marcadas entre 1895-1938

US Trade Dollar
E.U.A
Um Dólar, eram marcados entre 1873-1885

French Piastre
FRANÇA
Piastra de Comércio na Indo China eram
marcadas entre 1885-1928

Maria Theresia Thaler
ÁUSTRIA
Thaler Maria Theresa  marcada de 1740 até o presente.



Infelizmente, estamos chegando ao final deste estudo, mas saiba que a prática de falsificação de moedas, mesmo aqueles chop marks, continua na China de hoje, temos que tomar cuidado ao escolher moedas para sua coleção. Para alguns colecionadores moedas com chop Mark são vistas como moedas danificadas e sem valor numismático, mas para os estudiosos representam um momento na história que pode ser até certo ponto rastreado, as chop marks funcionam como um GPS monetário da antiguidade. E, assim como em outras facetas deste hobby, você sempre deve recolher o que você gosta, não o que alguém diz a você que é correto colecionar. Lembre-se: Sua curiosidade pode leva-lo a caminhos impressionantes na numismática.

Solicite sua cartilha chop mark em pdf para que você possa guardar este estudo como fonte de pesquisas futuras.

Bruno Diniz
Postagem Anterior Próxima Postagem