A MOEDA DE PORCELANA DE MEISSEN


Em 1914 a Europa estava abalada pelo início da guerra, nações inteiras jogaram suas economias nela. E por conta da crise alemã advinda da guerra o pais não poderia abrir mão de qualquer tipo de metal para a confecção de moedas (uma vez que os metais eram de vital importância para o andamento da guerra) e assim surgiram as variantes de notgeld, como as moedas em porcelana. 

Varias cidades cunharam este tipo de moeda, mas foi em Meissen que foram feitas as mais belas, e caras moedas de porcelana da numismática alemã. ela foi a primeira e mais antiga manufatura de porcelana da Europa, em Meissen, no leste alemão, cultiva a arte da porcelana fina, sem concessões.

A fama da porcelana de Meissen é muito antiga. A manufatura foi fundada em 1710, e, já em meados do século 18, seus produtos podiam ser encontrados em palácios reais e casas aristocráticas em todo o continente. Meissen manteve a liderança mesmo depois que foram fundadas, ainda no mesmo século, sete outras fábricas de porcelana em terras germânicas, todas com o privilégio de patrocínio principesco.

A Meissen já existe há quase 300 anos. A realeza e a nobreza e estadistas  até hoje servem-se em pratos ornados com as famosas espadas azuis. Os 200 mil modelos de todas as épocas guardados no arquivo de fôrmas da manufatura são um capital inestimável (dentre os arquivos estão os moldes das moedas).

As notgeld's foram recolhidas em 1923, pondo um fim ao dinheiro de guerra.




Postagem Anterior Próxima Postagem