22 DE ABRIL - DIA DO DESCOBRIMENTO DO BRASIL

Hoje é um dia muito importante para toda a nação, para uns motivo de alegria e para outros motivo de muita tristeza e revolta. O certo é que hoje o nosso país comemora mais um ano de sua descoberta. Vamos fazer nossa parte como brasileiros para que o nosso país possa ser um lugar melhor! Só depende de nós. 

Para comemorar este dia deixo com os amigos as imagens de uma série de muita beleza e de grande importância no meio numismático e histórico nacional, uma série alusiva ao 4º centenário do descobrimento e que ainda arranca alguns suspiros por partes dos amantes da nobre ciência.

Vamos relembrar um pouco desta série:

Por conta das comemorações do 4º. centenário do descobrimento do Brasil, no ano de 1900, foi lançada a primeira série de moedas comemorativas da República. As 4 moedas, nos valores de 400, 1000, 2000 e 4000 réis, foram confeccionadas em prata. 
A produção foi entregue à Comissão Central do Centenário, que era responsável pela organização do evento em todo o país, sendo as peças colocadas à venda em valores acima do facial com o intuito de custear o evento. Elas tinham valor facial elevado, mas não entraram em circulação. certamente podemos considerar que foram as primeiras moedas do Brasil cunhadas exclusivamente para colecionadores.

Muitas outras foram feitas em comemoração ao dia 22 de Abril, mas nenhuma ficou tão marcada como as moedas desta série.






Postagem Anterior Próxima Postagem