A CURIOSA DATAÇÃO DAS MOEDAS DE ISRAEL - Informações e regras comuns para o cálculo do ano em moedas israelitas.


Nossa missão é vagar por todos os cantos do universo das cédulas e moedas, com isso, não poderíamos deixar de dar uma passada pela numária de Israel, tão rica, diversa e curiosa! Quero iniciar esta postagem esclarecendo um ponto importante para a compreensão deste tema, pois falaremos do calendário diferente que eles possuem. O calendário judaico ou hebraico é um calendário lunisolar (iremos explicar um pouco mais adiante) usado em Israel. Geralmente é usado para fins religiosos, mas também em moedas e cédulas de Israel.

As moedas modernas de Israel carregam encontros hebraicos formados a partir de uma combinação das 22 cartas consoantes do alfabeto hebraico e devem ser lidas da direita para a esquerda. No entanto, para obter o resultado correto, você deve verificar cada um dos símbolos e nunca esquecer que você os vê nas moedas da esquerda para a direita, o que não é correto do ponto de vista do hebraico. Este passo foi feito para que os europeus não se confundissem, já que muitos deles não sabem nada sobre as regras da língua hebraica.

O ano novo judaico cai em setembro ou outubro pelo cálculo do calendário cristão gregoriano. O ano hebraico nas moedas do Israel moderno é 3760 anos maior do que o ano do calendário cristão; por exemplo, 5735 hebraico é equivalente a 1975 AD; com os 5.000 assumidos a partir de 1948 AD (5708 hebraico) até 1981 AD (5741 hebraico), quando as datas completas aparecem nas moedas.
No entanto, os especialistas em moeda israelense dizem que mesmo agora, no século 21, a prática padrão para escrever a data em hebraico é aplicar o 5000. Assim, o ano 5735 (1975 AD) aparece como 735. Explore as moedas e cédulas e descubra você mesmo as datas das moedas de sua coleção.

Mas vamos resumir o assunto para facilitar sua jornada. A primeira peculiaridade do calendário judaico é o uso de letras em vez de números. Se você quiser fazer uma conversão manual do número hebraico em algarismos arábicos, primeiro se deve definir o valor numérico de cada letra e depois adicioná-los todos.
Novamente, o script judaico, como o árabe, é baseado na direita. O sinal de separação para milhares parece uma aspa ('), este sinal deve ser colocado imediatamente antes do símbolo mais à direita da inscrição na data hebraica. A marca dupla de aspas ('') separa as unidades do resto do número, e é colocado logo após o símbolo mais à esquerda da inscrição na data hebraica. Aqui está um exemplo:

1991 AD = 5751 hebraico = = 1 + 50 + 300 + 400 + 1000 × 5 = 5751.

Bem, agora sabemos o suficiente sobre o formato da data, vamos ao próprio calendário judaico. A cronologia judaica começa a partir do ano em que acreditam que o universo foi criado por Deus, para ser preciso, cai em 7 de outubro de 3761 aC. Assim, para obter a data Gregoriana a partir da data hebraica, temos que subtrair 3761. E verdade seja dita, é melhor subtrair 3760, porque 7 de outubro está mais perto do final do ano do que no início do ano.
Pois tanto o Sol quanto a Lua influenciam o calendário judaico, por isso ele é lunisolar. Também explica porque a duração do ano judaico é conhecida por suas variações. No que diz respeito aos cálculos aproximados, esse fato pode ser omitido, pois a duração média do ano coincide com o calendário gregoriano. No entanto, temos que levar isso em consideração, para um cálculo preciso da data, então devemos fazer uso de um algoritmo muito mais complicado.



Sistema monetário do país:

A moeda do estado de Israel é o novo siclo. O shekel é dividido em 100 agorot. As seguintes moedas estão agora em uso: ½, 1, 2, 5 e 10 novas sheqalim, bem como a 10 moedas de agorot. A moeda de 5 agorot ainda pode ser encontrada em circulação, mas foi retirada oficialmente em 1º de janeiro de 2008.


Se ainda assim você tiver dificuldades em saber a data, peça nossa ajuda pelos comentários que estaremos prontos para ajudar.
Postagem Anterior Próxima Postagem