BRASÍLIA, CAPITAL DE TODOS OS BRASILEIROS – Patrimônio cultural nacional e mundial.



De acordo com a UNESCO, Brasília é exemplo de concepção urbana materializada no século 20, expressando princípios do movimento moderno, por meio de sua concepção urbanística e arquitetônica de Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, em uma escala urbana de cidade. A experiência brasileira é digna de nota devido à magnitude da ação, que não apenas concluiu um processo histórico, mas também pela natureza excepcional do desafio assumido em sua construção e pela dimensão do projeto político, social, intelectual e territorial que ela transmitiu.

Preservando a Capital
A preservação de um patrimônio contemporâneo e inédito como Brasília é desafiadora. Brasília é uma cidade diferente e não pode ser tratada como uma cidade tradicional. Não basta querer preservar, é preciso saber como preservar. É imprescindível dotar o Distrito Federal de instrumentos jurídicos e institucionais que assegurem a proteção de seu patrimônio cultural. Que não pertence somente aos locais, mas a todos os brasileiros.
O selo comemorativo
Detalhes Técnicos- Edital nº 12; fotos: Lula Lopes; processo de impressão: ofsete; papel: cuchê gomado; apresentação: minifolha com 6 selos; dimensão da minifolha: 210mm x 148mm; valor facial: R$2,00 cada selo; tiragem: 30.000 minifolhas; área de desenho: 40mm x 30mm; dimensão do selo: 40mm x 30mm; picotagem: 11,5 x 12; local de lançamento: Brasília/DF; impressão: Casa da Moeda do Brasil; item filatélico: envelope de 1º Dia de Circulação. Sobre a Minifolha- A minifolha com dez selos, dispostos em duas colunas, apresenta imagens que compõem a paisagem urbana de Brasília, que remetem à sua história e lhe dão identidade própria, tanto como capital da República como Patrimônio Mundial, ao mesmo tempo que a diferenciam de outras urbes por suas peculiaridades. Estão retratados o “foguetinho” do Parque da Cidade D. Sarah Kubitschek, o Museu Nacional de Brasília, com suas linhas futurísticas, os vitrais exclusivos do Santuário Dom Bosco, o Obelisco Militar de Brasília, na entrada do Quartel General do Exército Brasileiro, a Fonte Luminosa em frente à Torre de TV, a praça do Cruzeiro, marco de fé da fundação da Capital, o histórico Hotel Brasília Palace, o primeiro da cidade, o Estádio Nacional Mané Garrincha, as alças de acesso às superquadras, carinhosamente chamadas de “Tesourinhas” e os “Cobogós”, característicos dos primeiros edifícios residenciais. A minifolha apresenta ao fundo a imagem de um pôr do sol, no Eixo Monumental, tendo à esquerda a silhueta do Monumento JK e à direta o logotipo dos 30 anos do título da UNESCO, Patrimônio Cultural da Humanidade. Na margem inferior da folha, os logos da Exposição Brasileira – BRAPEX 2017, Exposição Internacional – Brasília 2017 e da Exposição de Multicolecionismo - Colecionar 2017. Na criação da arte foram utilizadas fotografias e computação gráfica.

Fontes: Jornal Filacap e Bruno Diniz
Postagem Anterior Próxima Postagem