AS VALIOSAS MOEDAS DE REAL – Conheça as moedas que “despertam” o desejo dos colecionadores.

Você veio aqui pensando que a moeda da imagem é rara né? Me desculpe, mas terei que lhe dar uma péssima noticia. Ela não é rara! Mas vou explicar isso mais adiante... Se você é numismata, colecionador ou algo do tipo, esta postagem pode parecer até meio batida em seu tema, mas para as pessoas que oferecem suas “raridades do real” todos os dias em nossos canais de comunicação talvez não façam ideia que a moeda de 1 Real JK teve uma cunhagem de 50 milhões de peças e por não saber continuam nos oferecendo esta “raridade” por algumas dezenas de reais. Esta é a realidade que nos deparamos na web todos os dias, poiso Mercado Livre e o facebook estão cheios destas aberrações.

Para um leigo tudo que antigo é raro e caro, mas para nós existem critérios que seguimos e material de estudo adequado para classificar e precificar uma moeda, pois “nem tudo que é antigo é raro ou caro”. Agora quero apresentar para os curiosos de plantão a milionésima postagem que mostrará quais são as verdadeiras raridades que despertam o desejo dos colecionadores. Se a moeda que você possuir for uma destas ou tiver algum defeito, erro ou anomalia que seja interessante, certamente ela será o gatilho de interesse para os colecionadores, caso contrário, pegue suas moedinhas e coloque em seu cofrinho ou ajude no troco de um comércio nas proximidades de sua casa.

Um lembrete...
As moedas devem estar em estado aceitável de conservação em no mínimo MBC (muito bem conservada) Estados inferiores podem não agradar aos colecionadores. Outra coisa... Voce não ficará rico com estas moedas, seja justo na hora de negociar! Não irei dar valores das moedas que mostrarei, pois nem tudo vem de mão beijada. Procure um catálogo especializado ou numismatas experientes que poderão contribuir com sua busca pelo valor mais adequado. Moedas que nunca foram circuladas e que chamamos de FC (flor de cunho) podem ser mais interessantes e alcançarem valores bem interessantes.

As raridades do real:

1 Real 1998 - Direitos Humanos: Cunhada para homenagear o cinquentenário da “Declaração Universal dos Direitos Humanos” elas são umas das peças mais raras e caras de todas as moedas do Real, uma das mais valorizadas e desejadas por nós. Foram cunhadas somente 600 mil peças para circulação comum neste país de dimensões continentais com mais de 200 milhões de habitantes. Agora é só imaginar o quanto procuramos por ela! Mas o estado de conservação é tudo...


1 Real 2012 Passagem da bandeira olímpica: No ano de 2012 tivemos a cunhagem da moeda comemorativa alusiva ao ato de passagem dos jogos olímpicos de Londres para o Rio de Janeiro, a moeda foi uma das primeiras ações com o objetivo de divulgar o evento olímpico da Rio 2016. O Banco Central na ocasião lançou as comemorativas de circulação comum com cunhagem de 2.016.000 de peças sendo que algumas delas vieram em uma espécie blister com informações detalhadas sobre o evento.

50 centavos 2012 com erro de cunhagem (50 centavos sem o 0): Por conta de um erro na produção da CMB (Casa da Moeda do Brasil), um lote de moedas de 50 centavos foi cunhada com valor facial de 5 centavos. O erro se deu por conta do cunho de 5 centavos colocado “por engano” em uma das plataformas onde eram cunhadas as moedas de 50 centavos.  O BC identificou o erro e “recolheu” a parcela de pouco mais de 40.000 moedas que foram cunhadas de forma equivocada, mas de alguma forma as moedinhas ainda foram distribuídas e postas em circulação, mas outras estão certamente em poder das grandes casas numismáticas do país. 
10 centavos 1995 – FAO: Em 1995 o Brasil faria sua última emissão em moedas comemorativas em homenagem à FAO, Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura no mundo. Em alusão ao fato foram colocadas em circulação 1 milhão de moedas de 10 centavos datadas em 1995. A moeda apresenta a alegoria de um par de mãos segurando um broto. Essas moedas estão de alguma forma sumindo! Muitos colecionadores acreditam que elas sejam menos vistas por ai por conta do recolhimento de muitas moedas da primeira família do Real.

25 centavos 1995 – FAO: Em 1995 o Brasil faria sua última emissão em moedas comemorativas em homenagem à FAO, Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura no mundo. Em alusão ao fato foram colocadas em circulação 1 milhão de moedas de 25 centavos datadas em 1995. A moeda apresenta a alegoria de um lavrador em sua atividade de colheita. Essas moedas (assim como as de 10 centavos) estão de alguma forma sumindo! Muitos colecionadores acreditam que elas sejam menos vistas por ai por conta do recolhimento de muitas moedas da primeira família do Real.


Moedas anômalas: Qualquer anomalia pode ser notada por um numismata, mas somente aquelas curiosamente impressionantes são alvo de cobiça por parte de alguns colecionadores e podem ser encontradas em moedas de vários padrões monetários do Brasil e em moedas do mundo. Seus valores podem variar de acordo com a procura ou a vontade em obter uma moeda que em alguns casos pode ser considerada única! A moeda desta imagem pertence ao acervo do amigo Gilvan Neri e foi encontrada no troco circulando no comércio.

Deixe sua opinião nos comentários e o seu +1! Com sua opinião fazemos uma coleção mais forte e objetiva

Fonte das imagens:
- Site Moedas do Brasil
- Coleção Gilvan Neri
- Coleção Diniz Numismática


Postagem Anterior Próxima Postagem