A MAIOR MOEDA PORTUGUESA - Não é grande só no tamanho! Confira...



D. João V teve grande importância e contribuição para a numismática portuguesa e a sua projeção além das fronteiras de Portugal. Em seu reinado, foi responsável por cunhar moedas que certamente estão entre as mais belas do mundo. É o caso da peça de 1722, conhecida pelos portugueses como “dobra de 4 escudos”.

Foi também em seu reinado que se cunhou a maior moeda portuguesa de ouro que a numismática tem conhecimento até hoje, a dobra de 24 escudos, pesando 86g. Muitos dos cunhos usados na numária de D. João V tiveram origem em desenhos de Vieira Lusitano, um artista perfeccionista e de grande qualidade. As cunhagens desta moeda ocorreram tanto em Portugal como no Brasil (Baía, Rio de Janeiro e Minas Gerais) cujo ouro financiava o luxo e opulência da corte.

O anverso mostra o busto laureado do rei e o reverso, as armas coroadas do reino. O elevado grau de acabamento da peça e o seu peso em ouro fizeram desta moeda uma peça muito apreciada em todo o mundo. No livro “Moedas de Ouro em Portugal”, de Javier Saéz Salgado, chegou a ser cotada entre os valores de 175 a 225 mil euros. Algo em torno de um milhão de reais, ou mais precisamente R$ 959.557,50 na cotação atual. 





O Monarca português, que foi o vigésimo quarto rei de Portugal, D. João V, reinou de 1707 até à sua morte em 1750, foi um dos mais longos da História portuguesa. Nasceu em 22 de outubro de 1689, filho de D. Pedro II e de D. Maria Sofia de Neuburgo, e foi aclamado rei em 1 de janeiro de 1707. Casou-se em 9 de julho de 1708 com D. Maria Ana da Áustria, irmã do imperador austríaco Carlos III.

O Rei seguiu uma política de neutralidade em relação aos conflitos europeus mas empenhou-se fortemente na defesa dos interesses portugueses no comércio ultramarino, de que foi exemplo o Tratado de Utreque (1714), em que a França e a Espanha reconheceram a soberania portuguesa sobre o Brasil.

Imagem: Toninho Mantorras - Fórum dos Numismatas
Fonte: Economize.pt

Postagem Anterior Próxima Postagem