ZERO EURO DE KARL MARX – O pai do comunismo estampado no maior símbolo do capitalismo.



Em outra oportunidade, trouxemos o tema sobre as cédulas comemorativas de zero euro que estão tomando conta da Europa nos últimos tempos. Agora mais uma cédula aparece no cenário numismático/notafilico mundial. As cédulas com a face de Marx! Nascido na cidade alemã de Trier, Marx será homenageado nestas peças colecionáveis que estão sendo vendidas por três euros cada, e já estão famosas. Hoje são consideradas uma das recordações mais populares, levando as autoridades do turismo local a encomendarem uma nova emissão das curiosas cédulas. A cédula de zero euro é alusiva aos 200 anos do nascimento de Marx, data que será celebrada no dia 5 de maio de 2018.

Marx, autor de "O Capital", é considerado o pai do comunismo.
O gabinete de turismo revelou que já vendeu cinco mil notas e que vai imprimir mais 20 mil. As notas de Marx já se encontram à venda em diversos sites de numismática por valores que chegam aos 29 euros.

As notas podem ser compradas na Porta Nigra, o principal monumento de Trier e um dos maiores portões do tempo do Império Romano localizado a Norte dos Alpes. Marx viveu em Trier até aos 17 anos. Na data do seu aniversário, a cidade irá inaugurar uma enorme estátua de bronze do filósofo, uma oferta do governo chinês.


O que ele acharia de estampar o maior símbolo do capitalismo? Nunca iremos saber! Se a moda chegar ao Real brasileiro, podemos ter cédulas de zero reais com a face de alguns políticos ou personalidades brasileiras. Não vou citar nomes para não criar uma revolução!

Postagem Anterior Próxima Postagem