100º DA ROYAL AIR FORCE – Moeda comemora o centenário da força aérea independente mais antiga do mundo.


A Inglaterra lançou em abril de 2018 uma série de moedas que está causando um grande impacto na comunidade de colecionadores de moedas bi metálicas do mundo. A série de cinco moedas foram concebidas com o valor facial de £ 2 e possui muito refino em sua cunhagem... Vamos conhecer um pouco da história da RAF e logo depois mais detalhes sobre esta bela série de moedas bi metálicas.

A moeda comemora o centenário da Royal Air Force RAF. A Força Aérea Real (RAF). Esta organização é considerada a força aérea independente mais antiga do mundo, tendo sido criada em 1 de abril de 1918, durante a Primeira Guerra Mundial, pela mescla do Corpo Real de Voo (Royal Flying Corps) e do Serviço Aeronaval Real (Royal Naval Air Service). Desde lá, teve um importante papel na história militar britânica, especialmente na Segunda Guerra Mundial. Nesse conflito, durante a Batalha da Inglaterra, a RAF teve grande importância defensiva.


Apesar da superioridade numérica dos nazistas, os ingleses conseguiram enfrentá-los, devido a uma arma secreta: o radar. Causaram assim cerca de 2.500 mortes na Luftwaffe, destruindo 1887 aviões alemães, e perderam 544 homens e 1547 aeronaves. Nessa época teve grande importância os caças Spitfire, que enfrentavam os caças de escolta alemães, e os Hurricane, encarregados de abater os bombardeiros. O radar diminuía a necessidade de voos de patrulha, e assim, os caças da RAF poderiam se concentrar para atacá-los. Posteriormente, junto às forças aéreas do exército dos Estados Unidos (USAAF), teve um papel marcante nos bombardeios sobre o continente europeu e nas batalhas sobre a Alemanha que acabaram destruindo a força aérea de Hitler.

Mais recentemente, atuou no Iraque e continua atuando em outras zonas de guerra, sendo uma das forças aéreas mais modernas do mundo. A RAF possui mais de 1.000 aeronaves e 45.710 militares em terra. Hoje a RAF tem como aeronaves de ataque e apoio ofensivo os caças Tornado GR4, Harrier GR9 e o Eurofighter Typhoon FGR4. As aeronaves de defesa aérea e alerta aéreo antecipado são o Eurofighter Typhoon F2 e o Tornado F3. As aeronaves de reconhecimento são o Sentry AEW1, o Nimrod R1, o Sentinel R1 e o MQ-9 Reaper.

Com peso de 12 g  e diâmetro de 28,40 mm a moeda têm em sua composição uma liga de prata 925 e na parte dourada é banhada com ouro fino.

Postagem Anterior Próxima Postagem