2 REAIS 2016 – Série Cédulas fabricadas fora do Brasil de 1970 a 2019 (5ª e Última Parte)



Chegamos ao quinto e último capítulo desta série de postagens sobre o dinheiro brasileiro fabricado em outros países. Na história monetária nacional, nosso dinheiro de papel por muitas vezes não foi impresso no Brasil, ficando a fabricação de cédulas por conta de grandes empresas do ramo como a American Bank Note Company e a Thomas de La Rue & Company Limited, uma gigante americana e outra inglesa. Entre idas e vindas foram muitas as oportunidades e padrões monetários de nosso país impressos por elas e por outras.

LEMBRE-SE - Que para esta postagem, temos como base temporal o padrão CRUZEIRO, lançado em 1970, reformado pelo Governo Militar, lançado em 15 de maio de 1970.




Em 2016 entrava em circulação a cédula de 2 Reais fabricada na Suécia, contendo em seu anverso a efígie simbólica da República, interpretada sob forma de escultura. O desenho, de autoria de Álvaro Alves Martins, foi utilizado anteriormente na cédula de 200 cruzados novos, lançada em 1989. À diretita, a frase “Deus seja louvado” e marca tátil diagonal para leitura em Braile. À esquerda, a legenda “REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL”, o ano de aprovação do designe “2010” e o quebra-cabeça (com número escondido). Ainda à esquerda, o valor facial de “2 REAIS”.


No reverso, a tartaruga marinha (Eretmochelys Imbricata), as epressões “BANCO CENTRAL DO BRASIL”, “DOIS REAIS” e o quebra-cabeça (com número escondido).

COR PREDOMINANTE: Azul
DIMENSÕES: 121 x 65mm
FABRICANTE: CRANE AB (Suécia)


CIRCULAÇÃO: 2016
OBSERVAÇÕES: As cédulas da 2ª família do Real passaram a contar com numeração composta por letras e números. A primeira e a segunda letra representam respectivamente o ano e o mês em que a cédula foi impressa. A numeração é reiniciada quando há alteração em alguma letra.
CHANCELAS: Ministro da Fazenda, Henrique de Campos Meirelles (2ª chancela). Presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn.
SÉRIES NORMAIS: 000000001 a 100000000
SÉRIES DE REPOSIÇÃO: Considerada série de reposição



Créditos:
- Esta postagem foi escrita com base em documentos oficiais do Banco central do Brasil, votos e sessões deliberativas da instituição. Pesquisas foram realizadas em catálogos do ramo e fontes do Governo Federal. Pesquisa realizada pelo Historiador Bruno Diniz.
- A imagem que ilustra a postagem pertence ao acervo Diniz Numismática

Postagem Anterior Próxima Postagem