COMO LIMPAR MOEDAS? - A polêmica pergunta que merece uma resposta.



Você já deve ter visto por aí alguns canais do YouTube ensinando como limpar moedas. São utilizados produtos abrasivos, uso de escovas de astes metálicas (escova mágica) e muitas outras aberrações apresentadas como forma legítima e segura para limpar uma moeda de coleção. Você compraria uma moeda polida pelo preço de uma moeda que nunca foi alvo desse tipo de limpeza invasiva? Reflita!  

O melhor conselho que podemos dar (principalmente para quem está iniciando) "nunca, jamais, limpe suas moedas! Não siga o conselho dos destruidores do YouTube" Esta é a regra das regras, a regra de ouro.

Se for preciso efetuar uma limpeza, que esta seja superficial e com a utilização de sabão neutro, esfregando lentamente com os dedos e posteriormente lavando a peça com água corrente. O processo de secagem pode ser feito com jato de ar frio, utilizando para isso um secador de cabelos e só. Não tente utilizar os métodos ensinados na web.

Quando você limpa uma moeda com produtos abrasivos você remove a pátina da moeda e a sua história, também joga no esgoto a personalidade da peça, arranhando fisicamente a moeda e moralmente o seu acervo. A limpeza defendida amplamente por "especialistas" do YouTube desvaloriza a peça e qualquer numismata mais experiente irá perceber a limpeza e em muitos casos não irá negociar a peça com você. 

COMO AGEM OS PRODUTOS ABRASIVOS - Os produtos abrasivos possuem partículas sólidas e minúscula que ajudam na limpeza de itens como prataria e peças metálicas. Claro que as moedas são peças metálicas, mas a ação do tempo sobre metal e que chamamos de pátina é algo apreciado por numismatas sérios. 

CONSIGO TRANSFORMAR UMA MOEDA GASTA EM FLOR DE CUNHO - Não existe metodologia para deixar uma moeda gasta e marcada pelo tempo em estado Flor de cunho. Você não tem como devolver as características originais do cunho que foi gasto com o uso da moeda no meio circulante, e certamente você também não terá o cunho para remarcar a moeda. Ao tomar a decisão de limpar profundamente uma moeda, certamente você irá causar danos irreversíveis. 

A COLEÇÃO É MINHA! Escuto muito essa fala e concordo com quem pensa assim, mas devo dizer que essa afirmação é demasiadamente egoísta e não transmite o objetivo da nossa ciência. Somos tutores da história e devemos manter a integridade das moedas como guardiões em vida, pois quando morremos elas poderão saltar para o acervo de outra pessoa e assim por diante, mas quando polimos uma moeda, esta, irá morrer com você, pois não há interesse de colecionadores e estudiosos por moedas polidas. 

Tome cuidado com aquilo que você faz em sua coleção. Voce deve estudar, se informar e aprofundar seu conhecimento em temas relativos ao estudo numismático, você perceberá os equívocos ensinados por aí. Estude muito, duvide, questione e pergunte! Somente isso fará você perceber as aberrações e também lhe colocará diante de pessoas sérias e verdadeiramente comprometidas com a ciência Numismática.

A principal lição de hoje? Não limpe suas moedas se você não sabe como fazer. Nem mesmo utilizando a dica que demos neste artigo. Não arrisque a desvalorização do seu acervo fundamentando suas ações em dicas de pessoas que não possuem conhecimento ou formação específica para tal ação.


Banner de parceria entre Diniz Numismática e Collectgram
Postagem Anterior Próxima Postagem