DINHEIRO EMERGENCIAL BRASILEIRO – A nota que todos julgavam ser comemorativa

 

O Cruzeiro de 1990 ficou marcado pela fracassada política econômica nacional e também por carimbar e reaproveitar notas do cruzado novo para abastecer o meio circulante. Mas este será um tema que abordaremos em uma outra oportunidade.

Em nosso artigo iremos falar sobre três notas especificas e a relação entre elas. Você sabia que a nota de 5.000 cruzeiros lançada em 09-04-1990 aproveitou boa parte da estampa utilizada na nota de 1 cruzeiro lançada em 25-10-1972, para fazer o que seria a nota com a segunda estampa dos cruzeiros lançados em 1990, e sem mesmo ter sido lançada a nota da primeira estampa que só seria lançada em 11-6-1990?

Para você não se perder resolvemos até mesmo iniciar um outro parágrafo. Pois é, tenho certeza que você ficou confuso e deve estar achando essa história muito complicada. Assista o conteúdo em nosso canal no Youtube para mais detalhes. O vídeo está logo abaixo!

Como vimos no vídeo, é bom lembrar que o padrão cruzeiro lançado em 1990, só ganharia notas próprias em 9 de abril de 1990, quando lançada a cédula considerada emergencial e sob o valor facial de 5.000 cruzeiros, Estampa B, fabricada antes mesmo do lançamento da Estampa “A”.

A nota foi impressa com características técnicas simplificadas, tal simplificação se deu com o objetivo de atender às necessidades urgentes da economia, logo após a edição do plano de estabilização econômica. A nota apresenta em seu anverso a efígie simbólica da República e o no reverso as Armas da República, também apresenta outras alegorias e detalhes semelhantes a nota de 1 cruzeiro de 1970 mostrada em nosso vídeo.

Ao contrário do que muitos pensam sobre a nota, não se trata de uma nota comemorativa, mas uma cédula emergencial brasileira.

 

5.000 MIL cruzeiros – República (Nota Emergencial)

Circulada de 09-04-1990 a 15-09-1994

Nossos artigos sempre que possível, são acompanhados por conteúdo em vídeo para facilitar a percepção e captação da informação. Também pensamos em amigos que possuem alguma condição que não os permite desfrutar da leitura. Tentamos incluir e auxiliar todos os nossos queridos colecionadores. Aproveite nosso material, inscreva-se em nosso canal no YouTube tornando-se membro do nosso clube de inscritos. Você terá muitos downloads para enriquecer e aprofundar o seu conhecimento.

Postagem Anterior Próxima Postagem