COMO LIMPAR MOEDAS? - Saiba como fazer.



Você já deve ter visto por aí alguns canais do youtube ensinando como limpar moedas. Produtos abrasivos, uso de escovas de astes metálicas e muitas outras aberrações são apresentadas como forma legítima de limpar uma peça de coleção.

Nunca limpe suas moedas! Esta é a regra das regras, mas se for preciso efetuar uma limpeza superficial,  utilize sabão neutro, esfregue lentamente com os dedos e lave com água corrente. Seque a peça com jato de ar de um secador de cabelos e só. Não tente utilizar os métodos ensinados na web.

Quando você limpa uma moeda com produtos abrasivos você estará removendo a pátina da moeda, sua história, personalidade e ainda irá arranhar a peça ao aplicar qualquer tipo de produto. Isso desvaloriza a peça e qualquer numismata mais experiente irá perceber a limpeza. 

Os produtos abrasivos possuem partículas sólidas e minúscula que ajudam na limpeza de itens como prataria e peças metálicas. Claro que as moedas são peças metálicas, mas a ação do tempo sobre metal e que chamamos de pátina é algo apreciado por numismatas sérios. Não existe metodologia para deixar uma moeda gasta e marcada pelo tempo em estado Flor de cunho. Ao tomar a decisão de limpar profundamente uma moeda, certamente você irá causar danos irreversíveis aos itens. 

Polir moedas é o maior dos erros cometidos, logo após uma limpeza profunda você irá polir as moedas, você irá crer que que o brilho da peça irá agradar aos colecionadores, mas estará profundamente enganado! Tome cuidado com aquilo que você faz em sua coleção. Ao estudar, se informar e aprofundar-se nos temas relativos ao estudo numismático, você perceberá os equívocos ensinados por aí. Estude, duvide, questione e pergunte! Somente isso fará você perceber as aberrações e também lhe colocará diante de pessoas sérias e verdadeiramente comprometidas com a ciência Numismática.

A principal lição de hoje? Não limpe suas moedas se você não sabe como fazer. Não arrisque a desvalorização do seu acervo se fundamentando em dicas de pessoas que não possuem conhecimento ou formação específica para tal ação. Cuidado!


Banner de parceria entre Diniz Numismática e Collectgram

Postar um comentário

0 Comentários