CONVERSÃO DE RÉIS PARA REAL – Utilizando o índice Estadão de Conversão



Em outra oportunidade falamos em conversão aqui no blog, mas hoje iremos abordar a conversão de um modo mais simplificado utilizando o índice Estadão de Conversão. Você verá que é algo simples e prático de se fazer, mas caso queira informações e métodos mais complexos, clique aqui e seja redirecionado ao conteúdo mais completo. A finalidade desta postagem é apresentar aos numismatas, estudantes e entusiastas mais um processo de conversão do padrão Réis em Real atual.

Para que possamos obter o máximo de entendimento sobre o tema, é preciso compreender e saber fazer a leitura correta dos símbolos utilizados na época para a leitura do padrão Réis. Abaixo uma pequena referencia dos valores da época:

$ - Um símbolo que indica o padrão mil
:  - Um símbolo que indica o padrão conto ou milhão

Veja abaixo como eram listados os valores abaixo de mil, os valores acima de mil e por sua vez os valores em milhões.  

10 réis
20 réis
50 réis
100 réis
200 réis
500 réis
1$000 réis = O $ entra para que possamos ler 1000 réis (mil réis).
2$000 réis
5$000 réis
10$000 réis
20$000 réis
50$000 réis
100$000 réis
200$000 réis
500$000 réis
1:000$000 réis = Os : entram para que possamos ler 1 conto de réis, que também pode ser chamado de 1 milhão de réis.

COMO FUNCIONA A CONVERSÃO DE VALORES COM O ÍNDICE ESTADÃO

Você poderá converter qualquer valor manualmente utilizando o Índice Estadão. Este, utiliza o preço de um exemplar de jornal como indexador do cálculo. Para chegar aos valores em reais expressos nas conversões foi utilizada uma fórmula bem simples utilizando como base um exemplar de jornal vendido no ano de 1933, mas você poderá utilizar valores ainda mais antigos e adaptar o cálculo.

CONVERTA AGORA MESMO CLICANDO AQUI!

Para realizar o cálculo dividida o preço do produto publicado pelo preço do jornal na data da publicação (exceto das edições de domingo. Nesse caso, é utilizado o preço do jornal dos dias úteis). Dessa conta, sai o resultado que permitirá a atualização do preço: o número de exemplares de jornal que era possível comprar com o valor de determinado produto. Multiplicando-se esse número pelo valor atual do jornal, assim o preço estará devidamente atualizado.

CASO NÃO TENHA COMPREENDIDO, ASSISTA NOSSO VÍDEO PARA UMA MAIOR PERCEPÇÃO DA FÓRMULA



Exemplo:

Rs 1:000$000 (Valor a ser convertido) / Rs 200 (preço do exemplar de jornal na época) = 5.000 (nº de exemplares) x R$ 5,00 (preço atual do jornal) = R$ 25.000 (valor convertido atualizado).

Uma forma manual e pratica de realizar a conversão de valores de Réis para o Real utilizando o Índice Estadão de conversão. Continue seguindo e compartilhando nossas postagens. O conteúdo é gratuito e feito exclusivamente para você. Deixe seu comentário e solicite um tema! Obrigado pela visita. (Para saber o valor de um jornal de uma determinada época acesse https://acervo.estadao.com.br)


Inscrição no canal Diniz Numismática

Conheça nosso canal no YouTube!

Clique no botão abaixo para se inscrever em nosso canal e acompanhar conteúdos sobre moedas, notas e também saber quanto vale as moedas que você tem em suas mãos.

Postagem Anterior Próxima Postagem