ENTROPIA DE UM BURACO NEGRO - Não entendeu nada? Leia o artigo...



A Royal Mint, como é conhecida a casa da moeda do Reino Unido, homenageou no início deste ano o trabalho de Stephen Hawking com uma moeda comemorativa com o nome do físico acima de círculos concêntricos representando um buraco negro. O visual é bem bacana.

O famoso cientista, que morreu no ano passado, tem como um de seus trabalhos mais conhecidos entre a comunidade científica o estudo dos buracos negros, que trouxe a ideia de que eles podem evaporar pela “radiação Hawking”. Leigos, por sua vez, o conhecem através de suas obras de divulgação científica, como Uma Breve História do Tempo, e suas várias aparições na cultura pop.


Edwina Ellis desenhou a moeda e diz ser incrível pensar que desenho conceitual de um buraco negro está em uma moeda. Além disso, aposta que é a equação física mais avançada a aparecer no dinheiro.

Essa equação descreve a entropia de um buraco negro — a entropia pode ser entendida como o número de diferentes configurações microscópicas que poderiam se somar às qualidades macroscópicas que você observa, ou como a energia de um sistema se dispersa a uma determinada temperatura.

É interessante pensar na entropia de um buraco negro, porque sabemos que nem a luz consegue escapar deles. Ao mesmo tempo, as leis da física dizem que a entropia de um sistema não pode diminuir espontaneamente. Assim, no início dos anos 1970, físicos como Hawking começaram a se perguntar sobre o que acontecia com a entropia total do sistema quando as coisas caem em buracos negros.


O trabalho de Hawking levou à ideia da radiação de Hawking, a teoria de que buracos negros devem irradiar matéria de suas superfícies, também conhecidos como horizontes de eventos. A ideia representa um importante marco na física, e a equação é uma importante combinação das leis da gravidade, chamada relatividade geral, com as leis das menores partículas, chamada mecânica quântica.

É tudo muito complexo né? Se você não entendeu muita coisa do que foi explicado, não se preocupe! Você poderá fazer pesquisas na web em busca do conhecimento deixado por Stephen Hawking. Você também poderá buscar a moeda na web, fazendo com que a ciência faça parte do seu acervo.

Stephen William Hawking nasceu em Oxford no dia 8 de janeiro de 1942, foi um físico teórico e cosmólogo britânico reconhecido internacionalmente por sua contribuição à ciência, tornando-se um dos mais renomados cientistas do século.

Em 1963, Hawking foi diagnosticado com uma doença conhecida como esclerose lateral amiotrófica "ELA" ou doença de Lou Gehrig, que o paralisou gradualmente ao longo das décadas.

Mesmo depois do diagnóstico da "ELA", Hawking lutou bravamente contra a doença e continuou com seus estudos e palestras ao redor do mundo.

Foram três tipos de moedas lançadas para a ocasião:


CUPRO-NÍQUEL
Valor facial: 50 Pence
Material: Cupro-níquel
Peso: 8,0 gramas
Diâmetro: 27,30mm
Designer (anverso): Jody Clark
Designer (reverso): Edwina Ellis
Acabamento: Brilliant Uncirculated
Ano de amissão: 2019
Valor: £10.00


PRATA
Valor facial: 50 Pence
Material: Prata .925 Steling
Peso: 8,0 gramas
Diâmetro: 27,30mm
Designer (anverso): Jody Clark
Designer (reverso): Edwina Ellis
Acabamento: Proof
Ano de amissão : 2019
Valor: £55.00
Quantidade emitida: 5.500 unidades



OURO
Valor facial: 50 Pence
Material: Ouro Rosê 22K
Peso: 15,50 gramas
Diâmetro: 27,30mm
Designer (anverso): Jody Clark
Designer (reverso): Edwina Ellis
Acabamento: Proof
Ano de amissão : 2019
Valor: £795.00
Quantidade emitida: 400 unidades

Postagem Anterior Próxima Postagem