MOEDA 2€ GRÉCIA 2002 – Com ‘S’ cunhado no interior da estrela. É rara?


No meio circulante mundial e muito comum que os países recorram a outras casas da moeda para que suas demandas sejam atendidas (isso já ocorreu por diversas vezes no Brasil). Em 2002 a Grécia necessitou desse tipo de ajuda na produção de suas moedas, as casas da moeda envolvidas neste processo foram as da Finlândia, Espanha e França.

A moedas de 2 euros que ilustra esta postagem foi produzida na Finlândia, sob a expressiva tiragem de 70milhões em peças, enquanto a Grécia teria produzido algo em torno de 90milhões em moedas.

A letra ‘S’ dentro da estrela indica que as moedas foram feitas na Finlândia, por conta desta letra, uma referência para ‘Suomen’, local onde foram fabricadas (Suomen Rahapaja – Mint of Finland).





CARACTERÍSTICAS DA MOEDA
Referência em Catálogo – Krause KM# 188
País - Grécia
Valor facial - 2 euros
Ano - 2002
Tipo de moeda - Circulação normal
Composição - Bimetálica: núcleo de Níquel banhado em Níquel-Latão, anel de Cupro-Níquel
Tipo de borda - Finamente serrilhada e legendada
Descrição na borda - 'EΛΛHNIKH ΔHMOKPATIA' (República Helénica), seguida por uma estrela
Peso - 8.5 gramas
Diâmetro - 25.75mm
Legendas de Anverso e Reverso - Anverso 2 ΕΥΡΩ / ΓΣ / ΕΥΡΩΠΗ - Reverso 2 EURO / LL

Ao analisarmos a quantidade de moedas cunhadas, podemos perceber que se trata de uma moeda comum. Seu valor colecionista poderá sofrer uma leve alteração caso a moeda seja encontrada em estado de Flor de Cunho (FC), do contrário, consideramos de fato uma simples moeda oriunda da zona do euro.




Postagem Anterior Próxima Postagem