5000 MIL CRUZEIROS – Vinha com a imagem do Cristo Redentor

 

Moedas e cédulas valiosas podem aparecer na numismática de tempos em tempos, mas para saber e definir esse tipo de questão, temos que estudar muito cada uma das peças. Como o estudo é a alma desta ciência, acatamos a sugestão do amigo e seguidor do nosso canal no YouTube, Cícero Marciano, e adiantamos esse curioso material que prova a existência de algo muito diferente na nota de 5000 cruzeiros. Certamente você não fazia ideia da existência disso até a publicação desse material.

A American Bank Note Company era a empresa responsável pelo projeto gráfico da nota de 5000 mil cruzeiros encomendada ainda na década de 60 e que mais tarde seria reaproveitada pelo padrão Cruzeiro Novo. Mesmo com a responsabilidade do projeto gráfico, a ABN utilizou e baseou a estampa desta nota em um projeto preliminar elaborado por técnicos da antiga Caixa de Amortização, estes, certamente deixaram sua marca gravada nesta belíssima nota.

Nosso vídeo disponível no YouTube, oferece imagens detalhadas e informações complementares sobre essa curiosidade. Assista abaixo o vídeo:

Agora que você já viu e ouviu tudo sobre essa curiosa nota com a imagem do Cristo Redentor, quero complementar nosso artigo informando que você encontrará essa curiosidade na nota de 5000 mil cruzeiros, 1ª estampa do Tesouro Nacional - tanto na nota comum do padrão cruzeiro como na nota carimbada para o cruzeiro novo -. O valor de mercado não é alterado por conta desta curiosidade, pois o fator é cultural e descoberto por meio do estudo aplicado em todas as peças que compõem nosso acervo.

Postagem Anterior Próxima Postagem