INSTRUMENTOS NUMISMÁTICOS - Conheça o paquímetro.


Na Numismática alguns instrumentos são de grande utilidade para que possamos garantir que uma determinada peça possui as especificações corretas. O Paquímetro é um desses instrumentos. Do grego: paqui=espessura e metro=medida, por vezes também chamado de craveira em Portugal, é um instrumento utilizado para medir a distância entre dois lados simetricamente opostos em um objeto. 

Um paquímetro pode ser tão simples como um compasso. O paquímetro é ajustado entre dois pontos e a medição é lida em sua régua. O nônio ou vernier é a escala de medição contida no cursor móvel do paquímetro, que permite uma precisão decimal de leitura através do alinhamento desta escala com uma medida da régua.

Os paquímetros são feitos de plástico, com haste metálica, ou inteiramente de aço inoxidável. Suas graduações são calibradas a 20 °C e podem ter leitor digital em alguns casos.

ELEMENTOS DO PAQUÍMETRO - 1: encostos, 2: orelhas, 3: haste de profundidade, 4:escala inferior (graduada em mm), 5: escala superior (graduada em polegadas), 6: nônio ou vernier inferior (mm), 7: nônio ou vernier superior (polegada), 8: trava.


A ciência Numismática é complexa e requer análise detalhada de cada peça estudada. Quando alguém solicita uma avaliação de uma determinada moeda, certamente o numismata responsável irá consultar literatura especializada e fará uso de instrumentos que confirmem a autenticidade de uma peça. É uma análise totalmente técnica.


Postagem Anterior Próxima Postagem