VEJA A NOVA MOEDA DE 1 REAL - A moeda foi lançada nesta manhã 28/08.



O Banco Central lançou nesta quarta-feira a esperada moeda comemorativa que celebra os 25 anos do Plano Real, juntamente com a exposição “Estabilidade Real”, que abordará a estabilidade monetária, alcançada com a criação do plano econômico em 1994, e será interativa.

Serão cunhadas 25 milhões de moedas comemorativas de um real, que entrarão em circulação pela rede bancária. Elas terão no anverso o beija-flor alimentando seus filhotes no ninho, em alusão à gravura da cédula de um real lançada há 25 anos. O reverso é o de uma moeda padrão de um Real da segunda família.

A produção não envolverá custos adicionais ao Tesouro, pois está incluída no contrato de fornecimento anual de moedas de 2019.

A exposição ocorrerá no Museu de Valores do Banco Central em Brasília (Setor Bancário Sul (SBS) Quadra 3, Bloco B, Edifício-sede, Asa Sul) e será interativa. Serão abordadas as dificuldades do período inflacionário e os benefícios alcançados a partir uma moeda estável.


Os visitantes poderão conhecer (ou relembrar) o período de inflação alta, visualizando os efeitos do aumento dos preços sobre o poder de compra do dinheiro. Para isso, além de exemplares de cédulas e moedas, estarão expostos objetos como máquina de remarcar preços e aparelhos de TV antigos, que estarão passando notícias da época do lançamento do plano econômico.

Características da moeda:



Denominação: 1 real
Material: Aço inoxidável (núcleo) e aço carbono revestido em bronze (anel)
Diâmetro: 27mm
Peso: 7g
Bordo: Serrilha intermitente
Tiragem 25 Milhões

Obs: Não se trata de moeda rara e seu valor não passa do valor facial voltado ao meio circulante (Exceto provas e moedas com anomalias ou outras falhas relevante ao meio numismático) 



Fonte - BCB
Postagem Anterior Próxima Postagem