ITHACA HOURS – A moeda social americana


As moedas sociais são um mecanismo antigo de fomento ao comercio local de determinadas regiões ao redor do mundo. O primeiro relato envolvendo moedas sociais surgiu na década de 30, após a grave crise econômica de 1929. Apesar de muitas dessas iniciativas terem produzidos resultados positivos de reaquecimento de economias locais em alguns continentes, na Europa os governos interviram para coibir a propagação da moeda paralela. Os governos temiam perder o controle sobre o sistema monetário em suas regiões. A história nos mostrou o contrário, e ao longo dos anos observamos o surgimento de moedas sociais em praticamente todo o globo.

Hoje iremos tratar de uma moeda social que raramente é lembrada, ela surgiu no estado americano de Nova Iorque, e é conhecida popularmente naquele país como Ithaca Hours.






O Ithaca Hours se baseia em horas de trabalho, equivalentes a US$ 10, e suas frações são utilizadas para negociar produtos e serviços. O acordo local fixou que trabalhadores autônomos e operários em geral não podem receber menos do que um Ithaca Hours por hora de trabalho. No comércio local a rede de empresas que trabalham com a moeda social chega a 500 desde 1991 (ano de sua criação).

A IDEIA SE ESPALHOU - As Ithaca Hours foram alvo de visita de executivos do banco central da China, enviado de Pequim pelo então Presidente do Banco Popular da China, Alan Greenspan, para falar sobre a adoção da moeda social americana como dinheiro social na China. Um dos executivos, o chinês Wen Tiejun ficou encarregado de reportar ao presidente do banco as suas impressões sobre a moeda social, este, entregou o relatório diretamente ao premier da China.

A China recentemente tem demonstrado extrema preocupação com o fato de a economia mundial ter se tornado altamente dependente do dólar americano, temendo a forte especulação de mercado e controle militar completo do petróleo estrangeiro. Então, a China adere ao plano da moeda social por sua busca por uma forma nova e estável de dinheiro, apoiada diretamente pelo trabalho.

A Ithaca Hours continua seguindo seu curso e deverá passar por outra grande prova, pois terá que ajudar na recuperação econômica dos estabelecimentos locais após a COVID-19.


Postagem Anterior Próxima Postagem