TURQUIA LANÇA MOEDA COMEMORATIVA - Mesquita de Hagia Sophia

A Turquia apresenta a moedas de circulação comum e comemorativas cunhadas para marcar a reabertura dos cultos na Grande Mesquita de Hagia Sophia.

Trata-se de um imponente edifício construído entre 532 e 537 pelo Império Bizantino para ser a catedral de Constantinopla (atualmente Instambul, na Turquia). Da data em que foi edificada, em 537, até 1453, ela serviu nesta função, com exceção do período entre 1204 e 1261, quando ela foi convertida para uma catedral católica romana durante o Patriarcado Latino de Constantinopla que se seguiu ao saque da Capital Imperial pela Quarta Ceuzada

O edifício foi uma mesquita entre 29 de maio de 1453 e 1931, quando foi secularizada. Ela reabriu como um museu em 1 de fevereiro de 1935.

Conforme relatado pela Direção Geral do Departamento de Casa da Moeda e Impressão do Ministério da Fazenda e Finanças da Turquia, a imagem da Grande Mesquita Hagia Sophia aparece no anverso da moeda de uma lira turca posta em circulação na última sexta-feira, 24 de julho.

TIRAGEM PARA COLECIONADORES - 5.000 moedas de prata e 10.000 de bronze foram cunhadas para atender o mercado para colecionadores na ocasião do dia de abertura da mesquita.

As moedas comemorativas de prata são vendidas com certificados de autenticidade por 185 liras turcas, enquanto as moedas de bronze são vendidas por 55 liras turcas na loja da instituição em Beşiktaş, Istambul e também na loja virtual da instituição.

Banner de parceria entre Diniz Numismática e Collectgram
Postagem Anterior Próxima Postagem