ERRO DE IMPRESSÃO - Impressão do reverso no anverso

É claro que você já sabe! Algumas cédulas do Real e de outros padrões monetários podem valer um bom dinheiro ou ser considerada uma ótima peça em nosso acervo quando observamos as minucias e peculiaridades que elas nos apresentam.

Algumas moedas e cédulas apresentam erros que podem valorizar ainda mais uma peça considerada comum em um dia normal. Em nosso artigo trago a cédula de 2 reais com chancelas do Ministro da Fazenda, Guido Mantega (1ª Chancela) e Henrique Meirelles, Presidente do Banco central. A cédula é referenciada no Catálogo de cédulas do Brasil como  c258, com data de circulação de 2008. O catálogo não nos oferece um valor para os erros de impressão que serão observados abaixo.

A cédula apresenta a impressão do reverso no anverso de forma muito clara. Uma cédula como essa poderá alcançar mais de R$300,00 dependendo da vontade do colecionador em adquirir a peça. Devemos salientar que para alcançar esse valor a cédula deve estar em estado Flor de Estampa. Qualquer estado abaixo poderá diminuir drasticamente o valor da cédula ou até mesmo não ser considerada apta para ser inserida em um acervo que busca peças de maior qualidade.  

A cédulas em questão não serão recolhidas no troco da padaria ou algo do tipo, pois geralmente nesse tipo de estabelecimento elas terão sinais fortíssimos de circulação, como dobraduras, rasgos, amassados e outros tipos de vandalismos. As cédulas devem ser observadas em caixas eletrônicos, bancos e no troco das casas lotéricas onde a utilização de cédulas em estado de “não circulada” ou “Flor de Estampa” podem ocorrer com mais frequência.

Um bom colecionador está sempre atento!


Banner de parceria entre Diniz Numismática e Collectgram

Postar um comentário

0 Comentários