O HOMEM NAS MOEDAS DE PRATA NAZISTA – Descubra quem e por que?

 


A maioria dos numismatas já se deparou com as moedas de prata da Alemanha nazista que trazem o busto de um homem imponente como figura homenageada, mas que não se trata da figura de Adolf Hitler. O homem em questão é Paul von Hindenburg, militar e chefe de estado alemão. Nascido dia 2 de outubro de 1847 em Posnan e falecido no dia 2 de agosto de 1934 em Neudeck. Hindenburg também foi Comandante do Exército Imperial Alemão na Primeira Guerra, posteriormente se tornando presidente da República de Weimar a partir de 1925.

Esta figura tão importante para a Alemanha Nazista foi amplamente  personagem foi homenageada em diversas moedas emitidas a partir de 1933. Confira um exemplar desta moeda icônica.

HINDENBURG E HITLER - Para os apaixonados por história, fica a informação de que Hindenburg não estã eternizado nas moedas nazista por obra do acaso. O ex-presidente da Republica de Weimar foi homem e o presidente que nomeou Hitler como chanceler da Alemanha. Depois da morte de Hindenburg em 1934, Hitler unifica o poder politico alemão concentrando em sua figura a função de presidente e o comando geral de todos os escalões do Reich. A partir desta acao  o Partido Nazista passa a ocupar o centro do poder político alemão e inicia sua jornada rumo ao caos imposto pela Segunda Grande Guerra Mundial.

I GUERRA MUNDIAL - Voltando ao nosso personagem central, o General Hindenburg também não foi uma figura tão simpática. Em seus anos de comando militar conquistou inúmeras vitórias durante a Primeira Guerra. Entre os seus feitos está a expulsão das tropas russas da região a leste da Alemanha (região da Prússia Oriental). A batalha de Tannenberg foi uma das suas principais vitórias militares. Ao trazer vitorias de peso e bem vistas por todo o comando militar alemão, o General foi condecorado com “honra” em função de seus êxitos. Não demorou para que o reconhecimento levasse o general a se tornar um dos principais responsáveis pela organização do exército alemão na Primeira Guerra Mundial.

REPUBLICA DE WEIMAR - Com o fim da I Guerra Mundial, o primeiro presidente que assumiria o comando do país seria eleito de forma indireta pela câmara. No entanto, a Constituição passaria por modificações importantes em 1925, permitindo que o povo alemão pudesse eleger um presidente por meio do voto direto. Diante desse cenário Paul von Hindenburg disputa e vence as eleições diretas em 1925, muito por conta da popularidade obtida com a guerra. Mas a guerra cobrou um altíssimo preco do povo alemão, registrando alto numero de desempregados, insegurança e uma grave crise econômica, fatores estes, bem utilizados pelo Partido Nazista comandado por Hitler que com suas promessas de retomada de uma Alemanha mais forte rapidamente ganha apoio popular se tornando um bem feitor e cuidador das causas sociais.

Em 1932 novas eleições foram realizadas e Hindenburg consegue manter sua posição pela segunda vez conquistando 53,05% dos votos (19.359.983), mas agora a sombra nazista estava ainda mais presente e fortalecida, uma vez que o segundo colocado, Adolf Hitler, alcançaria 36,77% dos votos (13.418.547) obrigando o presidente eleito a fazer acordos com o Partido Nazista.

HINDENBURG SUCUMBE AO CLAMOR DO POVO - As eleições passam e a situação política e econômica da Alemanha continua em grave situação em 1932. A pressão e tensão política aumentam e o presidente Hindenburg é obrigado a nomear Hitler como chanceler em 1933 (por suas promessas de cunho social e boa aceitação do povo). Com Hitler como chanceler o parlamento é dissolvido e as novas eleições legislativas são convocadas, estas, registram e confirmam o crescimento dos nazistas que dominam as eleições legislativas com 43,9% dos votos. Com esta o Partido Nazista passa a aumentar cada vez mais o seu poder e influencia. O novo parlamento concede poderes ditatoriais a Hitler. Em 1934, Hindenburg morre afetado por um câncer de pulmão. Pouquíssimo tempo depois (uma questão de dias), um plebiscito concede todos os poderes a Hitler.

Também foram cunhadas outras moedas de Reichsmark com outro valor (5 Reichsmark) facial nao citado em nosso artigo e com a figura do homenageado.

Ao analisarmos as moedas e o contexto histórico, podemos afirmar que foram moedas comemorativas lançadas pelos nazistas em 1936 para obter a simpatia dos mais de 19 milhões de eleitores órfãos de Hindenburg desde 1934 (moeda cunhada como homenagem póstuma ao celebrado ex-líder alemão). Uma jogada politica que sugeria um alinhamento ideológico capaz de acalmar alas politicamente divergentes e uma demonstração ao povo de simpatia do Partido Nazista ao ex-líder alemão.



CARACTERÍSTICAS DA MOEDA

País:

Alemanha, Terceiro Reich

Cunhada em:

1936

Última Data Cunhada:

1939

Distribuição:

Circulação Padrão

Cunhagem:

Austrian Mint (Münze Österreich), Vienna, Austria | Baden-Wurttemberg State Mint (Staatliche Münzen Baden-Württemberg), Karlsruhe, Germany (G Mint Mark) | Baden-Wurttemberg State Mint (Staatliche Münzen Baden-Württemberg), Stuttgart, Germany (F Mint Mark) | Berlin State Mint (Staatliche Münzen Berlin), Berlin, Germany (A Mint Mark) | Casa da Moeda de hhamburgo (Hamburgische Munze), Alemanha (I ou J Mint Mark) | Casa da Moeda do Estado da Bavária (Bayerishe Hauptmunzamt), Munique, Alemanha) | Casa de Muldenhutten, Alemanha ( Marco E)

Composição:

Prata

Borda:

Com letras - Sinais - Números (simples)

Borda:

Em relevo. Frente: círculo pontilhado. Atrás: sem decoração

Peso:

8 gramas

Diâmetro:

25 mm

Valor de Face:

2 Alemanha - Reichsmark

Cunhagem conhecida:

132,984,000

Reverso:

Emblema (Reichsadler, 1935-1945, águia com as

asas abertas acima da grinalda com a suástica dentro)

entre (valor) 2 e Reichs mark

Legenda: (bottom, state name & year)

Deutsches Reich 1936 - 1939

Anverso: Head 2nd president Paul Ludwig Hans Anton (Direito)

von Beneckendorff und von Hindenburg

 Letras monetárias de A - J:

A (Berlim, Brandenburg-Prussia 1850-)

B (Viena, Aústria 1938-1944)

D (Munique, Bavária, 1872-)

E (Muldenhutten, Saxony 1887-1953)

F (Stuttgart, Wurttemberg, 1872-)

G (Karlsruhe, Baden 1872-)

J (Hamburg, Free city, 1873-)


Banner de parceria entre Diniz Numismática e Collectgram


Postar um comentário

0 Comentários