MOEDAS CHIBI – O estilo e arte dos animes agora em moedas

A moda dos animes e seus personagens fantásticos chega com muita força na numismática mundial. As moedas “chibi” estão em alta desde 2020, mas a novidade chegou ao mercado brasileiro somente no início de 2021. As curiosas moedas têm atraído colecionadores de vários nichos, agrupando colecionadores de moedas, colecionadores de itens ligados aos personagens de cinema e aos famosos animes.

Mas o que significa o termo “chibi”? - Traduzindo ao pé da letra para o português, seria algo como “baixinho”, mas o termo japonês vem sendo utilizado no contexto de anime ou mangá para descrever um traço de desenho de personagem bastante estilizado, com cabeças pouco maiores que o tamanho dos corpos, geralmente para obter um efeito cômico ou mais sentimental. Um traço marcante dos Chibi é que quase sempre não é desenhado o nariz, o traço da boca nem sempre é finalizado e os traços em geral são bem simplificados. Outras vezes, em vez de um corpo humano, o desenhista coloca a cabeça do personagem em um corpo ou com características de gato, cachorro ou algum outro bicho. Normalmente é confundido com o estilo Super deformed ou SD, onde o personagem tem a cabeça maior que o resto do corpo.  

O estilo “chibi” utilizado nas moedas estiliza personagens clássicos dos cinemas e dos quadrinhos dando um contorno divertido e muitas vezes dramático as peças. A coleção possui um considerável valor de mercado caso você esteja pensando em adquirir as peças. Esteja preparado. O elevado investimento será justificado ao final, quando você irá perceber outros detalhes das moedas.

Para matar a curiosidade, trouxemos alguns exemplos das moedas “chibi” para que você possa conhecer esse novo estilo que promete movimentar a numismática em 2021.

FRODO BOLSEIRO – É apresentando como a primeira moeda da série O SENHOR DOS ANÉIS Feita com 31.1 gramas de prata pura, a moeda foi moldada e colorida para reestilizar Frodo Bolseiro no estilo de arte Chibi - de seus cachos marrons de marca registrada até seus pés hobbit!

A caixa externa tem o tema O SENHOR DOS ANÉIS e inclui uma grande janela para que a preciosa moeda possa ser facilmente exibida. Foram cunhadas apenas 2.000 moedas.

LORD VOLDEMORT - A coleção de moedas Chibi também alcançou a franquia HARRY POTTER. Oficialmente licenciada inclui o poderoso Lorde inimigo de HARRY POTTER. Esta moeda de prata pura conta com o peso de 1 onça (31.1 gramas), e é moldada e colorida para se parecer com aquele que não deve ter seu nome pronunciado. Lord Voldemort também está cunhado no estilo de arte Chibi.

Um adesivo holográfico colocado na caixa, ao lado do Certificado de Autenticidade, indica o número de série exclusivo da moeda de cunhagem limitada de 2.000 peças. A grande abertura na caixa com o tema significa que a moeda está pronta para ser exibida.

OUTROS PERSONAGENS CUNHADOS - Também foram cunhados personagens como Chewbacca, Darth Vader, Boba Fat e Yoda, todos alusivos a franquia Star Wars além de alguns personagens clássicos da DC Comics como o Coringa. Todos em prata e com tiragem de 2.000 peças.

 





CARACTERÍSTICAS DAS MOEDAS

Série: Numismatic Product - Chibi™ Coin

Últimas peças cunhadas: 2021

Território: Nova Zelândia

Cunhagem: Casa da Moeda da Nova Zelândia, Auckland, Nova Zelândia

Composição: Prata

Borda: Plana/Lisa

Forma: Fantasia

Peso: 31.1 gramas

Valor de Face: 2 $ - Niue - Dólar

Cunhagem: 2.000 peças

Anverso: Efígie da Rainha Elizabeth II, país de origem, ano da tiragem, valor facial, peso em onça e licenciamento da detentora dos direitos do personagem utilizado.

Reverso: Personagem colorido em estilo Chibi

Medidas: 31.5mm x 36mm.

Valor de mercado no Brasil: R$ 800,00 (Sem os custos de importação)

Postagem Anterior Próxima Postagem