“DETAILS” – Moedas brasileiras não graduadas por um motivo muito comum

 

Enviar uma peça para graduação nem sempre quer dizer que ela voltará devidamente graduada, pois muitos fatores são levados em conta na hora de graduar uma peça. Um caso comum são os de moedas que passaram por graduadoras e que retornaram com a marcação "DETAILS" na etiqueta, significando que não estão graduadas. Para ser ainda mais claro, as moedas com a referência “DETAILS” estão ou foram reprovadas por algum problema, este, sempre especificado na própria etiqueta emitida pela graduadora.

No exemplo que iremos citar nesse artigo temos um velho conhecido da numismática brasileira, a limpeza de moedas. Na imagem (retirada da internet) temos uma 4$000 Réis do Brasil, Ouro, 1719-B. Na certificação a moeda é apresentada como peça Genuína (a PCGS certificou como verdadeira, mas não emitiu graduação), mas ponderou classificando a moeda como "LIMPA". Mas porque colocam "UNC" (Uncirculated/Não Circulada)? Para esclarecer esse ponto, trata-se a classificação UNC de Não Circulada como um indicativo do estado de conservação, para facilitar ainda mais a compreensão trata-se da aparência. A leitura ideal para nossa realidade seria:

"Aparenta" ser Não Circulada, mas apresenta Detalhes: Limpeza


Uma moeda limpa, pelo meu entendimento (e acredito ser de todos) não pode ser negociada e nem considerada uma moeda FC, justamente porque foi limpa. E isso significa que a moeda é ruim? Categoricamente, Não. Isso significa que ela passou, por limpeza. Ela é negociável, mas não pode ser considerada uma "FC" e sim uma moeda limpa.

Limpar moedas não valoriza a peça, as empresas de graduação constantemente remetem peças com esse tipo de “detalhe”, uma vez que, os colecionadores sérios estão sempre atentos aos detalhes, fato que se dá pelo elevado investimento aplicado em um acervo de qualidade.

Fonte: Edinilson Araújo – Casa de Leilões Ednilson Araújo

Postagem Anterior Próxima Postagem