NÃO É UMA MOEDA! - Descubra o que é essa curiosa peça.

O leitor José Carlos, nos enviou a imagem acima com o objetivo de descobrir algo sobre a peça. Em uma pesquisa mais aprofundada, descobrimos que não se trata de uma moeda, mas sim de algo que podemos denominar como "jeton".

Jeton - A numismática aloca em seu campo de estudos qualquer objeto "monetiforme", ou seja, assemelhados às moedas, como os jetons, estes, geralmente emitidos por corporações para identificar seus membros, moedas particulares destinadas a circular em círculos restritos, como uma fazenda ou formas que replicam moedas, mas com identificação do emissor. O jeton está entre as moedas e as fichas, tal como um misto destas duas. 
O jeton da imagem enviada, trata-se de um regulador de ajuste para o pavio de lâmpadas antigas, lâmpadas produzidas na Europa e utilizado durante o século XIX. O regulador da imagem, especificamente foi produzido na Alemanha, esta, reproduziu anversos e reversos de moedas como forma de abrilhantar os produtos nos países onde eram comercializadas as lâmpadas. Existem reguladores que imitam moedas e que foram vendidos em vários países como Brasil, Portugal, Chile, Argentina, Itália, Alemanha, México, Estados Unidos e muitos outros países.
A França e a Alemanha foram fabricantes de muitos desses jetons. Os jetons que parecem uma moeda, mas que são totalmente reguladores de gás utlizados em lâmpadas, eram soldadas no pino giratório que as regulavam.
As peças mais conhecidas foram feitas por uma empresa alemã. A empresa cunhou a frase EINGETR FABRIK ZEICHEN, e apresenta em seu cunho uma estrela característica que é o símbolo ou logo da empresa.

A peça do nosso amigo leitor? Podemos cravar que é de fato um regulador de gás de lâmpadas antigas que foram utilizadas no século XIX.


Banner: Diniz Numismática apoia Collectprime, uma plataforma digital que ajuda pessoas na jornada de colecionar

Postagem Anterior Próxima Postagem