MOEDA UNASUL | Condor, peso americano, latino, pacha, sucre, colombo, peso-real.

A onda da moeda da UNASUL está de volta! Tem gente que aprova e outros nem tanto. Mas o que seria essa moeda? Trata-se da unidade monetária regional proposta por vários presidentes da América do Sul, e que seria emitida futuramente pelo Banco do Sul em uma ação dos futuros membros da União de Nações Sul-Americanas.
A moeda ainda não possui uma denominação definida ou até mesmo uma cara, mas já foram propostos vários nomes para o aguardado padrão monetário continental. Veja alguns dos nomes sugeridos; condor, peso americano, latino, pacha, sucre, colombo, peso-real, cruzeiro do sul, entre outras.

Particularmente não gostei de nenhum dos nomes. Talvez chamar de "REALES" seja uma boa ideia, uma vez que, a maioria dos países são de origem hispânica. Claro que o patriotismo fala mais alto e um nome em português não pode ser ignorado pelo tamanho e importância do Brasil para o continente. É hora de mostrar força! Mas caso se confirme essa coalizão de países o nome da moeda surgirá por meio de votação.

COMO FUNCIONARÁ O BANCO DO SUL?

O banco estabelecerá a política monetária e os projetos de desenvolvimento de finanças. Um dos objetivos da união monetária é o estabelecimento de uma moeda única sul-americana. O Apoio à criação dessa moeda foi apresentado oficialmente em Janeiro de 2007 pelo presidente peruano Alan García, e tem sido apoiada por outras nações sul-americanas, inclusive o presidente boliviano Evo Morales em Abril do mesmo ano, o qual propôs que a Unasul estabeleça uma moeda única chamada "Pacha" ("terra" em idioma quíchua), deixando claro que cada país faça a sua proposta para o nome da moeda, e que essa circule pelos países membros do bloco.

QUAIS SÃO AS MOEDAS DOS PAÍSES DA AMÉRICA DO SUL ATUALMENTE?

Confira as moedas utilizadas por cada nação sul-americana.

Bolívar Venezuelano - Venezuela
Boliviano - Bolívia
Dólar da Guiana - Guiana
Dólar do Suriname - Suriname
Dólar dos Estados Unidos - Equador
Guarani - Paraguai
Peso argentino - Argentina
Peso chileno - Chile
Peso colombiano - Colômbia
Peso uruguaio - Uruguai
Real - Brasil 
Novo sol - Peru

PARA OS NUMISMATAS MUDA ALGUMA COISA? 

A possibilidade de termos uma grande variedade de moedas comemorativas será enorme. Claro que ainda iremos depender da boa vontade de algumas Casas da Moeda, mas isso já e outro assunto!
Banner: Diniz Numismática apoia Collectprime, uma plataforma digital que ajuda pessoas na jornada de colecionar

Postagem Anterior Próxima Postagem