"MUITO BEM CONSERVADA" - Encontrada em Israel moeda de 1850 anos que representa deusa romana

Creio que podemos chamar de rara a moeda de bronze de 1850 anos representando a deusa lunar romana Luna. A peça foi encontrada na costa de Israel, em frente à cidade costeira de Haifa, no norte do país.- informou a Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA, na sigla em inglês).

A antiga moeda apresenta em seu anverso o que seria a personificação da deusa Luna sobre o signo de Câncer, e no reverso a cabeça do imperador romano Antonino Pio.

"Esta é a primeira vez que se encontra uma peça desse tipo na costa de Israel", disse o diretor do Departamento de Arqueologia Marinha da Autoridade de Antiguidades de Israel, Jacob Sharvit, em um comunicado divulgado em julho de 2022.

O objeto estava em um "pequeno conjunto de artefatos pessoais", junto com outras peças, disse Sharvit à AFP, acrescentando que as circunstâncias da descoberta indicam que houve um naufrágio nas proximidades.

Essas peças "foram extremamente bem preservadas. Algumas são, realmente, muito raras, e sua descoberta completa partes do quebra-cabeças histórico do passado do país", completou Sharvit.

Esse artefato fazia parte de uma série de 13 moedas representando os 12 signos do zodíaco e a última trazendo todas as representações do zodíaco.

A moeda da deusa romana foi cunhada sob o governo de Antonino Pio (138-161 d.C.) em Alexandria, Egito, de acordo com o IAA.

A peça ainda traz a inscrição "ano oito", correspondente ao oitavo ano do reinado do imperador, marcando o apogeu da "Pax Romana", um período de relativa calma no Império Romano. Diferentemente de seus antecessores, Antonino Pio não foi soldado e nunca participou de batalhas. Pio ficou conhecido por construir templos, teatros, mausoléus, e por promover a ciência e a filosofia em sua época.

Foto: Tsafrir Abayov/AP

VOCË PODERÁ GOSTAR DESSE VÍDEO

Postagem Anterior Próxima Postagem