QUEM FOI O PRIMEIRO COLECIONADOR DE MOEDAS DO MUNDO? Se você não sabe, venha descobrir!

Se voltarmos no tempo, teremos indícios históricos que comprovam o costume do homem em colecionar. O que chamamos de homem pré-histórico, já possuía o costume de agrupar objetos em uma forma rudimentar do que podemos traduzir como coleção. Há controvérsias no campo da paleontologia no que diz respeito ao curioso hábito, pois algumas correntes científicas afirmam não se tratar de uma forma rudimentar de coleção, mas um instinto de sobrevivência, por se tratar muitas vezes de objetos que poderiam ser utilizados como ferramentas ou algo do tipo.

Deixando a questão pré-histórica de lado e saltando no tempo, chegamos aos tempos da transição da república para o que seria o império romano, onde Caio Júlio César (100 a.C., Subura, Itália. Assassinado: em março de 44 a.C., Largo di Torre Argentina, Roma, Itália), foi líder militar e político romano. Mas o que nos interessa em Júlio César não são seus feitos por Roma, mas sua busca por colecionar objetos gregos. 

Saltamos novamente no tempo chegando ao período da história conhecido como idade média. Historiadores franceses consideram o período como um dos marcos do colecionismo, onde eram comuns os agrupamentos armas e relíquias sagradas tal como em uma coleção.

Temos a resposta para a pergunta feita no título de nossa postagem? A resposta é não! Mesmo que tenhamos uma visão pré-histórica, o costume de agrupar e juntar objetos não pode ser determinado ou atribuído para este ou aquele período como o início do hábito de colecionar. O motivo? As evidências coletadas e o pouco que se sabe sobre os costumes humanos ao longo do tempo ainda são divergentes entre historiadores e pesquisadores.

Essas correntes históricas divergentes também não cravam que o primeiro imperador romano, Augusto César (Nascimento: 23 de setembro de 63 a.C., Palatino, Roma, Itália. Falecimento: 19 de agosto de 14 d.C., Nola, Itália), teria sido também o primeiro colecionador de moedas da história, apesar de que muitos historiadores afirmam ser aceitável essa condição. É sabido que o Imperador Augusto presenteava amigos e cortesãs com moedas antigas em festas imperiais.

Percebendo as divergências entre historiadores e correntes historiográficas, só podemos afirmar serem colecionadores de moedas pessoas como;

Francesco Petrarca (Nascimento: 20 de julho de 1304, Arezzo, Itália. Falecimento: 19 de julho de 1374, Arquà Petrarca, Itália): Conhecido como pai da numismática. Homem que deu origem ao estudo das moedas além de colecioná-las.

Papa João Paulo II (Nascimento: 18 de maio de 1920, Wadowice, Polônia. Falecimento: 2 de abril de 2005, Palácio Apostólico, Vatican City, Vaticano): O breve Papa, gostava de colecionar moedas antigas de ouros e de prata.

Louis E. Eliasberg (Nascimento: 12 de fevereiro de 1896, Selma, Alabama, EUA. Falecimento: 1976, Baltimore, Maryland, EUA): Conhecido numismata que colecionou moedas de 1925 a 1975. Ficou conhecido por sua coleção única de moedas datadas dos Estados Unidos.

Eu e você. Sim! Somos parte importante desse processo de preservação da história, em que colecionar e estudar fundamentam a perpetuação dessa ciência conhecida como numismática.

Fonte: Caravelas Coleções / Adaptação e Revisão Historiográfica Bruno Diniz - Historiador e Cientista Político. / Imagem: Jafet Numismática 


VOCÊ PODERÁ GOSTAR DESSE VÍDEO!

Postagem Anterior Próxima Postagem