HAVERÁ MOEDA COMEMORATIVA DE CIRCULAÇÃO COMUM? - O Banco Central respondeu!

Agora já sabemos que não haverá tiragem de circulação comum para moedas comemorativas aos 200 anos da independência do Brasil. 

Já havia a suspeita por parte dos colecionadores, mas queríamos ouvir algo oficial, uma desculpa ou até mesmo uma nota de roda pé. E a desculpa esfarrapada veio!

"Preservamos a identidade do reclamante, mas colocamos o restante da mensagem em sua integralidade."

RESPOSTA DA OUVIDORIA DO BANCO CENTRAL DO BRASIL 

Em atenção à Reclamação registrada na Ouvidoria do Banco Central sob o número OUV2022/025297, o departamento de meio circulante desta Autarquia presta os seguintes esclarecimentos:

A emissão de versões comemorativas de moedas de circulação comum estimula o entesouramento de moedas, pois parte significativa das tiragens das moedas é retirada de circulação para compor coleções.

Isso implica a necessidade de produção de uma quantidade

muito maior de moedas, para fazer face à demanda por troco

nas transações cotidianas.

Assim, o Banco Central optou por priorizar o fornecimento de meio circulante para atender à demanda da população, lançando mão de emissões comemorativas especialmente destinadas ao colecionismo.

Agradecemos o seu contato por entendermos que o uso deste canal de comunicação entre o cidadão e o Banco Central é de suma importância, pois possibilita acesso direto a opiniões e sugestões, bem como confere maior transparência às ações adotadas por esta Autarquia.

Atenciosamente,

Ouvidoria do Banco Central

Créditos da Imagem: Onze
Postagem Anterior Próxima Postagem