MOEDAS OU FICHAS? - Emitidas para a "Loteria Federal"

 

Ao dar aquela navegada pelo vasto mundo aberto da web, acabei me deparando com essas raridades postadas pelo Portal Numismáticos. Confesso que não sabia da existência dessas curiosas fichas, mas que muitos gostam de chamar de moedas.

As curiosas peças são de fato fichas da Loteria Federal, e o objetivo dessas fichas, só o bondoso Deus sabe! Pesquisamos por todos os lados e nada de informações relevantes sobre o tema, sendo assim, vou focar na descoberta do Portal Numismáticos, pois eles já sabem que as fichas são da década de 40 ou 50 e que poderiam ser uma espécie de crédito, tal como aquelas que foram utilizadas no Leprosário de Santa Teresa.

Os caras ainda levantaram uma outra hipótese, onde poderiam ser somente um souvenir para divulgar alguma campanha ou qualquer outro movimento, seja de expansão de mercado ou mesmo político. Será?

O portal até encontrou uma menção sobre as peças em literatura, mas sem qualquer aprofundamento histórico;

Peça n°202, Livro Moedas Particulares e Vales Metálicos do Brasil – MHN, 1968 – Descrição da Coleção do Distrito Federal, pag. 39.

Especificações técnicas de cada ficha, separadas por valores:

 

Ficha 100

Peso: 4.9g

Diâmetro: 38.2mm

Ficha 20

Peso: 3.3g

Diâmetro: 35mm

Ficha 10

Peso: 2.7g

Diâmetro: 32mm

Ficha 5

Peso: 1.8g

Diâmetro: 26mm

Ficha 1

Peso: 1.3g

Diâmetro: 23mm

 

Por mais que haja sim pequenas diferenças a espessura é padrão entre 1.8mm e 2mm.

Os caras são fantásticos! Se quiser visitar o escritório deles quando estiver no Rio de Janeiro, é só salvar o endereço e dar um google!

Estrada do Campinho, número 1309, Conjunto 206, Campo Grande, Rio de Janeiro – RJ

VOCÊ PODERÁ GOSTAR DESSE VÍDEO


Fonte: Portal Numismáticos / Imagem: Portal Numismáticos
Postagem Anterior Próxima Postagem