GRADUAÇÃO INTERMEDIÁRIA - A pilantragem na numismática/notafilia brasileira.

 

Existem pilantras de todas as formas e espalhados nas mais diversas atividades comerciais e não comerciais. Hoje você irá conhecer uma atividade que gera alguns prejuízos aos colecionadores de notas/cédulas do Brasil, pois quando estão comprando uma nova peça se deparam com as injustas graduações intermediárias. Sei que alguns irão discordar do meu ponto de vista, mas geralmente são aqueles que ganham com a atividade comercial colecionista. Meu objetivo é informar o colecionador e não o comerciante! Vamos lá...

F E - FLOR DE ESTAMPA

Nota/cédula absolutamente impecável, sem apresentar nenhum vestígio de uso ou qualquer desgaste. Cantos perfeitos.

S O B - SOBERBA

Cantos perfeitos, podendo apresentar levíssimo sinal de uso por ter estado em contato com outras notas durante o corte, fabricação ou transporte.

M B C - MUITO BEM CONSERVADA

Peça com evidentes sinais de desgaste. Pode apresentar desgastes nos cantos e sinais de dobraduras leves.

B C - BEM CONSERVADA

Peça com sinais de desgaste mais elevado, cantos com desgaste acentuado, sujeira e dobraduras que comprometem a integridade da nota/cédula.

U T G - UM TANTO GASTA

Nota/cédula muito circulada. Apresenta sinal excessivo de desgaste, rasgos, rabiscos e outros sinais de acentuados de uso e vandalismo.

G - GASTA

Peça em péssimo estado de conservação, reunindo todas as condições ruins para que o item seja descartado de uma coleção.

OBSERVAÇÃO – Notas/cédulas em estado de conservação ruim só devem ser incorporadas aos acervos em caso de extrema raridade; como peças únicas.

ESTADOS INTERMEDIÁRIOS DE CONSERVAÇÃO

São aberrações criadas por comerciantes para elevar os valores de determinadas peças. São elas; FE- (menos comum), SOB+, SOB-, BC+ , MBC+, MBC-, BC+ E BC-. Antes as graduações intermediárias não eram percebidas em graduações superiores ao MBC, mas o comércio voraz evoluiu sua forma de ganhar dinheiro elevando sua graduação intermediária até o estado FE.

NÃO PRECISAMOS REINVENTAR A RODA

Podemos seguir exemplos de graduação como visto na Escala de graduação Sheldon, que é umas das escalas que avaliam o estado de conservação, tendo como base uma classificação de até 70 pontos para a graduação perfeita. Hoje a Escala Sheldon é utilizada por grandes empresas classificadoras como a NGC e a PCGS. A escala é utilizada por grandes associações mundiais como a American Numismatic Association, a primeira associação do mundo a fazer uso da escala. Mas aqui tem que ser diferente né não? Tem sempre alguém querendo reinventar a roda, ou querendo sugar nossos trocados!

VOCÊ PODERÁ GOSTAR DESSE VÍDEO

Postagem Anterior Próxima Postagem