"PATACO DE CANHÃO" DE D. PEDRO I - Arma que virou moeda ou moeda que virou arma?

 


Essa moeda de 40 réis não se trata de uma moeda de cobre, mas de bronze. A moeda conta com 35mm de diâmetro, 4mm de espessura e 38g de peso, mas o que faz ela ser tão curiosa? Primeiro precisamos contextualizar para que você entenda.

CONTEXTO HISTÓRICO - D. João VI (1767-1826) o “Clemente” foi o responsável pela cunhagem dessa moeda, ele era o segundo filho do Rei Pedro III de Portugal, e teve a educação negligenciada (deixada de lado) por não ser o primogênito. Talvez não tenha sido tão inteligente ao se casar com uma mulher tão louca quanto sua mãe. D. João VI então contrai matrimonio com Carlota Joaquina, filha mais velha de Carlos IV da Espanha. Juntos tiveram nove filhos, entre eles Pedro de Alcântara, sim, aquele que seria o futuro imperador do Brasil e que conhecemos como D. Pedro I.

D. João VI, se tornou o primeiro na linha sucessória ao trono com a morte do irmão mais velho José, que seria o herdeiro direto ao trono, D. João VI assumiria o trono como regente em 1792 em virtude da loucura da mãe, a conhecida rainha Maria I (Maria Louca).

Com a morte da mãe em 1816, tornou-se rei. Retorna a Portugal em 1821, pressionado pela corte para enfrentar o movimento constitucionalista, e é obrigado a aceitar o papel de monarca limitado por uma Constituição. Mas isso já é uma outra história.

UMA GRAVE CRISE ECONÔMICA - A crise já se arrastava em Portugal desde 1820, ano de cunhagem dessa moeda. Em 1821 a coisa ficou ainda pior! Aí vem a nossa curiosidade sobre a moeda.  D. João VI então decidiu fazer uma moeda de metal não precioso (bronze), mas de grande tamanho e peso, para que desse ao povo a sensação de que valia muito, tentando driblar a inflação, para isso mandou derreter todos os canhões dos navios de guerra e dos fortes do exército e, também, centenas de sinos das igrejas, o que acabou gerando uma forte revolta do clero português.

A moeda ficou conhecida como “Pataco Canhão”, e apresenta uma legenda única, cujo uso não se repete em nenhum outro valor já cunhado: “Utilidade Pública” em latim... Bota utilidade nisso, pois o nome tem relação direta com o propósito de criação da moeda.

E O BRASIL COM ISSO? - O tempo passa e D. João 6 tem em 1823, de volta a plenitude de seus poderes com a ajuda do filho, o infante D. Miguel, que em 1824 tenta depô-lo em favor de sua mãe, Carlota Joaquina, mas D. João 6 é mais esperto e destituí o filho, forçando o traidor a se exilar. Em 1825 D. João 6 reconhece a independência do Brasil. Ele Morre em Lisboa, onde suspeita-se de que teria sido envenenado.

UM FATO INTERESSANTE – Conhecido como D. Pedro IV em Portugal e depois D. Pedro I no Brasil. Ele e seu irmão D. Miguel, continuaram com as cunhagens mecânicas de ouro, prata e cobre, semelhantes às de seu pai, D. João VI, e também fizeram os “Patacos Canhão” de bronze, que de tão pesados serviam de arma de arremesso durante a guerra entre os dois príncipes pelo trono de Portugal.

VOCÊ PODERÁ GOSTAR DESSE VÍDEO

Postagem Anterior Próxima Postagem