MOLON LABE - Moeda comemorativa "Rei Leônidas"

 


Com base na Batalha das Termópilas, a série de moedas de prata cunhadas sob o a nomenclatura de “Molon Labe” tem atraído colecionadores ao redor do mundo. A empresa Provident Metals investiu na representação de guerreiros espartanos envolvidos na batalha com o poderoso exército persa. Os espartanos fizeram uma famosa resistência contra a força esmagadora do exército persa, recusando-se até a depor as armas para salvar suas vidas. Em vez disso, o rei Leônidas simplesmente respondeu à oferta com “molon labe”, uma frase que informou aos persas que eles eram bem-vindos para tentar pegar as armas dos espartanos.


Destaques:

- Cunhagem limitada de apenas 1.500 moedas de prata!

- Contém 1 oz Troy de prata pura 999

- Emitida em valor nominal de $ 2 (NZD) pelo governo de Niue.

- Rainha Elizabeth II no anverso.

- Guerreiro espartano no reverso.


Anverso - A rainha Elizabeth II aparece no anverso das moedas de prata Niue Molon Labe 2022. Este design de 1998 de Ian Rank-Broadley apresenta a rainha em relevo de perfil direito usando a tiara Girls of Great Britain and Ireland. As inscrições deste lado incluem ELIZABETH II, NIUE, DOIS DÓLARES e 2022. Há um desenho de borda deste lado que apresenta os escudos e lanças dos guerreiros espartanos.


Reverso - Um guerreiro espartano é retratado contra um fundo de motivo de batalha no design das Moedas de Prata Molon Labe 1 oz de 2022. O guerreiro em primeiro plano está em relevo de perfil direito e se passa em uma cena de batalha ao fundo que inclui guerreiros e cavalaria. A moeda inclui uma inscrição solitária neste lado que diz “MOLON LABE”.


CONFIRA A MOEDA EM DETALHES



Significado de Molon Labe: Vem do grego clássico, e é considerada uma resposta desafiadora “Venha e pegue!”. É a resposta do rei Leônidas I de Esparta para Xerxes I da Pérsia, quando esse exigiu que os gregos entregassem as armas logo no início da Batalha das Termópilas (480 A.C).

Postagem Anterior Próxima Postagem