NOTAS CENSURADAS Política, guerra, propaganda e até notas do real!


As notas censuradas são cédulas ou notas que foram modificadas ou marcadas para indicar que uma parte da imagem ou texto original foi censurada ou removida. Essa prática é comumente usada em países que possuem regimes políticos autoritários ou em períodos de conflito armado.

A censura de notas pode ser feita por diferentes razões, como impedir a divulgação de informações sensíveis, controlar a circulação de dinheiro no mercado obscuro ou até mesmo para criar um meio de propaganda.

Um exemplo histórico de notas censuradas foi durante a Segunda Guerra Mundial, quando o governo japonês censurou algumas notas para esconder a derrota em batalhas e manter a moral da população alta. Outro exemplo foi na Alemanha nazista, que censurou notas para esconder a perda de territórios para países vizinhos.

No Brasil, durante o Regime Militar (1964-1985), algumas notas também foram censuradas. A censura foi feita para evitar a circulação de mensagens contrárias ao regime, como slogans políticos ou imagens de líderes opositores.

Também existem aquelas notas como as do real, em que ao invés do número de série, encontramos uma sequência de blocos tal como códigos de barras. Essa curiosa censura é iniciada e encerrada com o uso de asteriscos.

Recentemente descobrimos uma nota de 1 real com esse tipo de censura. Veja a nota em nosso vídeo.


As notas censuradas são consideradas itens de colecionador por numismatas de todo o mundo, já que carregam um valor histórico e cultural importante. Existem diversas variações de notas censuradas, dependendo do país e do período em que foram produzidas.

Em resumo, as notas censuradas são cédulas ou notas que foram alteradas para ocultar informações sensíveis, propaganda ou mensagens políticas indesejadas. Apesar de ser uma prática controversa, elas são importantes para a preservação da história e cultura de um país.

Inscrição no canal Diniz Numismática

Conheça nosso canal no YouTube!

Clique no botão abaixo para se inscrever em nosso canal e acompanhar conteúdos sobre moedas, notas e também saber quanto vale as moedas que você tem em suas mãos.

Postagem Anterior Próxima Postagem