Cuidado com o tetradracma



O tetradracma 
Foi uma  moeda de prata da Grécia antiga equivalente a quatro dracmas. Os tetradracmas que restaram nos dias atuais são os que foram cunhados pela polis de Atenas a partir de meados do quinto século, a moeda popular foi amplamente utilizada em operações de toda a era antiga da Grécia,  inclusive em cidades politicamente hostis como Atenas. Em Atenas tinham minas de prata e ouro que eram propriedade do Estado, que fornecia a matéria prima para a cunhagem das moedas.

As faces do Tetradracma
O tetradracma ateniense foi carimbado com a cabeça de Athena no anverso, e no reverso a imagem da coruja Glaucus , o símbolo iconográfico da pólis ateniense, com um raminho de oliveira e um crescente para a lua. O projeto foi mantido praticamente inalterado por mais de dois séculos, época em que tornou-se estilisticamente arcaico. Para diferenciar a sua moeda a partir da cunhagem rival de Egina.

O grande fez uso das tetradracmas
O tetradracma foi utilizado pelos exércitos de Alexandre como forma de pagamento pelos trabalhos  desenvolvidos pelos combatentes em suas campanhas. 

Um porem
As antigas moedas gregas raramente tinham nomes oficiais. Cada cidade teria seu próprio  modo de denominar sua moeda e carimbá-las com símbolos reconhecíveis da cidade, junto com inscrições adequadas, e eles frequentemente se referiam tanto pelo nome da cidade ou da imagem retratada. 

Hoje em dia
As tetradracmas são falsificadas com prata e perceber as diferenças entre as verdadeiras e as falsas não é um tarefa das mais fáceis  No vídeo abaixo mostramos como falsificam hoje em dia os tetradracmas com grande qualidade e facilidade. Cuidado ao adquirir esse tipo de moeda!

Postagem Anterior Próxima Postagem