UM CRIME NUMISMÁTICO - Grandes comerciantes envolvidos em derretimento de moedas de prata e outros metais

Eu me sinto indignado por ver certas atitudes que destroem a numismática nacional, vejam o que aconteceu ao nosso companheiro do catálogo Bentes ou mesmo as séries de denuncias contra meu blog. Pois bem, hoje vou rasgar o verbo e gastar algumas linhas contra esse tipo de gente que é chocada dentro das associações numismáticas “tradicionais” em todo o Brasil. É de conhecimento de todos que milhões de moedas são destruídas em nosso país todos os anos, vão parar em locais de derretimento de prata e fabricação de alianças[1] e utensílios de cozinha em prata como bandejas, talheres e jogos de chá e quando saem os catálogos lá estão todas elas computadas novamente como se estivesse ainda nas mãos dos colecionadores, algumas com tiragens tão grande que seu valor é simplesmente irrisório em comparação a sua relevância histórica, mas sabemos que estão sendo exterminadas não só por compradores vorazes de prata e outros metais, mas infelizmente os mesmos seres desprezíveis que criam os catálogos são os mesmos que hoje ajudam a exterminar a história, em nome do comércio e do lucro! Tenho um amigo em São Paulo que trabalha com compra e venda de metais preciosos e ele me passou o telefone de outro que negocia há muitos anos com o pessoal que vende moeda (palavras dele) e hoje liguei para esse comprador de moedas para derretimento de São Paulo e falei que estava com aproximadamente 40kg em moedas de prata do Brasil o cara foi logo me oferecendo uma quantia não muito boa pelas moedas falando que a prata era baixa e que daria um certo trabalho para ele...Daí eu falei que tinha sido indicado pelo “Fulano de tal”[2] que sempre fazia negócio com ele! Ele me disse assim: Claro meu! Ele sempre trás aqui os cruzeirinhos e muitas moedas de prata para derreter. O preço deu uma melhorada e ele ainda me mandou dar um abraço no sujeito.


Minha conclusão:

Os grandes comerciantes estão vendendo as moedas para derretimento e ganhando bem com a venda da prata, pois compram muitas moedas por um preço muito baixo e separam aquelas datas mais difícil para vender a um preço muito alto! Nota-se uma grande diferença entre uma moedinha de prata de uma data comum e uma mais rara, o preço da mais rara sobe quase 1000% e eles mantém o numero de cunhagem original nos catálogos para diminuir o preço das moedas e continuar comprando por preços baixos, ganham dos dois lados. Vendendo para o derretimento e fabricação de alianças ou vendendo as datas mais raras para colecionadores como eu e você.


 Me foi dado nomes e locais bem como quem são as várias pessoas grandes ligadas a  associações de São Paulo e do Rio de Janeiro e um daqui de Brasília, todos clientes dele para compra de moedas de prata, bronze e cobre. Todas as moedas viram algum tipo de objeto perdendo sua característica original. 
Postagem Anterior Próxima Postagem