Carimbo GIN e CHOPMARKS em moedas japonesas


Este é um yen de prata datado de 1894, Casa de Osaka.  Em outubro de 1897, o Japão desmonetizou as moedas de 1 yen de prata e os seus trade dollars, que foram recolhidas e derretidas para providenciar metal para ser utilizado na fabricação de moedas subsidiárias. Entretanto, algo como 20 milhões de moedas de ienes e trade dollars de prata foram carimbadas com a marca "GIN", que indicava que a moeda não valia mais para circulação, e sim apenas seu peso em metal precioso. Essas peças foram utilizadas para pagamentos em Taiwan, Coreia e parte sul da Manchúria. 
Esta contramarca foi feita em pela Casa de Osaka e Tóquio. Na Casa de Osaka carimbaram-se cerca de 18.350,00 unidades (carimbo no lado esquerdo), e em Tóquio (carimbo do lado direito) cerca de 2.100,000 peças, o que tornam as moedas com o carimbo do lado direito bem mais raras. O carimbo consiste na palavra prata escrita em japonês dentro de um círculo. 
"Chopmarks" são marcas que foram feitas por mercadores asiáticos, chineses e malasianos principalmente, para certificar o conteúdo em peso e pureza do metal precioso. Podem ser de vários tamanhos e formas, e geralmente, são mais rudes que o carimbo GIN. Todas as moedas japoneses fabricadas entre 1870-1914, também como os Trade Dollars fabricados entre 1875-1877 podem conter uma ou mais chopmarks.


 Yen de prata datado de 1894 com carimbo - Coleção Bruno Raphael


Veja este outro exemplar sem a marcaçao dos carimbos GIN ou Chopmarks e note as diferencas e peculiaridades nas duas moedas.

Um Yen 1875 sem carimbos GIN ou chopmarks - Acervo Diniz Numismatica


Artigo Bruno Raphael
Complementos Bruno Diniz
Postagem Anterior Próxima Postagem