O estudo das Chop Marks - Shop Marks encontradas no Dólar americano

Seguindo uma série de estudos que estou realizando sobre Shop marks trago mais uma postagem bem interessante sobre o assunto. E Esta tradição continua até hoje em cidades do Oriente Médio e Ásia. Vou começar a documentar essas marcas quando encontrá-las, para que sirvam de base de estudos para outros interessados. E as marcas encontradas foram feitas desta vez no dólar, o dólar dos EUA é a moeda mais negociada no mundo. Vou usar este tópico para postar fotos dos carimbos que eu tenho certeza serem shop marks modernas confeccionadas sobre o papel moeda americano, talvez obedeça aos mesmos princípios das moedas sendo marcados para atestar que trata-se de uma cédula verdadeira, e também em estudo comecei a considerar que estas marcas em papel moeda também podem estar ligadas a uma rede de comerciantes da Ásia e Oriente médio para que um identifique a passagem da cédula para o outro, pois em algumas localidades não se tem a presença de um banco para atestar a cédula, então as chop marks continuam em alta!!!    

Estas Sop Marks foram encontradas na parte de trás de notas de 100 dólares



Posted Image
Esta nota circulou e foi marcada no Oriente Médio. O mais provável é a Arábia Saudita.


Posted Image
Observe uma marca sobre outra já existente, que reforça minha tese de que existe uma rede simbológica que se comunica via as shop marks como um sistema integrado comercial. E de leitura facilitada pelos seus usuários.


Posted Image
Uma Shop Mark Asiática possivelmente circulada no mercado chines 

Nosso estudo das shop marks continua, e tendo mais informações vamos postando aos amigos do blog para que possamos entender melhor as chop marks e sua utilização.
Postagem Anterior Próxima Postagem