Calmon Barreto (1909-1994) "O Pai das vicentinas"


Nasceu em Araxá, Minas Gerais, em 1909.
Ainda um menino de onze anos, deixou os sertões do Triângulo Mineiro e foi em busca de conhecimentos na antiga capital, Rio de Janeiro, onde permaneceu até 1967. Na Casa da Moeda deram-se seus primeiros estudos de Arte. Lá, aprendeu o desenho e a gravura em aço. Breve estaria criando uma série de moedas (as chamadas vicentinas) lançadas em circulação em todo o país em 1932. Aos 14 anos, iniciou os estudos na Escola Nacional de Belas Artes, especializando-se em desenho e escultura. Depois de obter as premiações preliminares do Salão Nacional de Belas Artes conquistou, em 1929, o grande prêmio de viagem.

Nos dois anos seguintes, cursou Escolas de Arte em Roma e peregrinou pelos museus de toda a Europa. Retornando ao Rio de Janeiro, passou a colaborar com as principais revistas e periódicos da Capital, criando cerca de mil e quinhentas ilustrações de contos, crônicas, livros etc. Também executou um grande número de esculturas, medalhões, camafeus. O monumento dedicado aos "Heróis da Laguna e Dourados" na Praia Vermelha é constituído por várias peças suas; a sede do Banco de Crédito de Minas Gerais possui grandes baixos-relevos de sua autoria.
Em 1942, retornou à Escola Nacional de Belas Artes como professor de "Desenho do Modelo Vivo" e, em 1951, defendeu tese para a cadeira de "Anatomia e Fisiologia Artística", tornando-se Professor Titular. Por quatro anos assumiu a Direção da Escola, tendo se aposentado em 1967. Ainda na década de sessenta, pintou mais de uma centena de paisagens marinhas de Cabo Frio. A volta à Araxá se deu logo após sua aposentadoria. A partir daí, sua participação no desenvolvimento cultural da sociedade araxaense foi considerável. Criou uma série de pinturas de grande porte, relativas à história da criação da cidade; pintou os vastos campos das redondezas, sempre com a presença dos animais típicos da região; executou painéis de temáticas variadas; esculpiu grandes blocos de mármore e outros tipos de pedras, criando esculturas com temas regionais. Em colaboração com os jornais da cidade, publicou muitos contos de sua autoria.
Em 1989 publicou o livro de contos "Araticum". A família guarda outros contos inéditos para futura publicação. Em 1984, a cidade de Araxá dedicou o seu nome à "Fundação Cultural Calmon Barreto".
Calmon Barreto faleceu no dia 09 de junho de 1994.

A obra

- Série de moedas conhecidas como "Vicentinas", 1932.

- Livro de contos "Araticum", 1989.

fontes: Wikipédia - www.wikipedia.com
Governo de Minas - www.cultura.mg.gov.br
Brasilidades na Obra de Calmon Barreto - Gisele L. Faleiros da Rocha

Postagem Anterior Próxima Postagem