AS OBSIDIONAIS BRASILEIRAS - O VERDADEIRO E O FALSO - PRIMEIRA PARTE

ESCORÇO HISTÓRICO

Mapa da Cidade de Olinda conquistada - 1650
Como Relações between Portugal e Países Baixos OS Datam de longa dados. Com uma grande Expansão ultramarina portuguesa iniciada há Fim do séc. XV, o reino conquista terras e alcança riquezas de Produtos e ENTÃO vitais Pará uma Economia européia de ENTÃO. EntreTanto, uma portuguesa centralização Política (Portugal foi o Primeiro reino Europeu um Superar o feudalismo, com a centralização monárquica Criada POR D. João I), that num momento SERVIU Primeiro parágrafo impulsionar o país rumo AOS descobrimentos, num momento demonstrou Segundo Ser hum entrave Ao capitalismo, era visto that Ao Estado português that cabia Investir no descobrimento de terras, na SUA Exploração e guarda, e com o Estado ficavam OS Lucros resultantes Desses Investimentos. ISSO impedia o Desenvolvimento de Uma burguesia nacional EO acúmulo de capitais NAS Mãos da MESMA, POIS NÃO era um especial tolerada cabelo Iniciativa Estado português, that absorvia Praticamente Quase Todas como rendas obtidas no Comércio colonial, e decidia soberanamente Onde Investir such Lucros. OS Representantes fazer o capital comercial NÃO ocupavam os postos de importancia na Hierarquia estatal that pudessem Fazer valer SEUS Interesses. Tais Postos ERAM entregues à nobreza Uma tradicional e parasitária, O Que gerava ineficiência, gastos excessivos com a Corte e Muita Corrupção. 
Na ausencia de Uma burguesia interna forte, that NÃO PODIA surgir Dentro Desse contexto, Portugal era incapaz de PROMOVER um Comercialização, Junto ao Mercado Europeu, dos Produtos e riquezas Que vinham de SUAS varias colônias. Junto a Problema esse, havia also o Fato that a centralização estatal estagnava a Produção interna portuguesa, visto Que a Produção ea manufatura nacional NÃO recebiam capitais, Destinados cabelo Estado prioritariamente A Defesa das EA MANUTENÇÃO colônias, era ea consequencia Disso a Dependência do País em Relação AOS Produtos Externos, principalmente dos manufaturados.
ASSIM, o reino português dependia de Países Como Inglaterra, França e Holanda parágrafo comercializar e DISTRIBUIR SEUS Produtos Dentro da Europa, Bem com also era Dependente dos manufaturados that cessos Países fabricavam e that NÃO produzidos Eram nenhum reino parágrafo Seu Mercado interno. A Dependência externa existia ENTÃO em Dois níveis: Da metrópole em Relação AOS Produtores de manufaturados e also das colônias, that necessitavam da metrólpole parágrafo Seu Abastecimento, e that also ERAM abastecidas indiretamente POR Centros Produtores Externos.
O défice da Balança Comercial Portuguesa sempre era grande: O País importava Mais do Que exportava, é Isso era compensado Pelas riquezas that vinham das SUAS possessões. 
Certos Fatos ilustram Muito Bem o grau da Dependência de Portugal, Nesse Caso, particularmente em Relação à Holanda: A Maior parte da Instrumentação náutica e das armas Usadas Pelos portugueses vinham de Flandres e de Brabante (algo also vinha de Florença / Itália). Como holandesas "Urcas" supriam como deficiências da marinha mercantil lusitana nenhum transporte do Açúcar Lisboa brasileiro para (Pelos era 66% Desse transporte Feito flamengos). Houve periodos em that OS Holandeses chegaram a Controlar cerca de 2/3 faça Comércio do açucar brasileiro, financiando um Produção EO refino, haviam 25 Refinarias de Açúcar brasileiro INSTALADAS em Amsterdam!
ASSIM, fácilmente se Verifica Que OS Países Baixos ERAM UM dos Grandes (SE NÃO o Maior à clássica) Beneficiados com cabelo Comércio Lisboa, OS LUCROS obtidos Pelos Flamengos COM ESSE Financiamento e Produção altíssimos Eram.

A UNIÃO IBÉRICA

Felipe II de Habsburgo, Felipe I de Portugal
Com a morte de D. Sebastião em Marrocos, na mal sucedida Batalha de Alcácer Quibir, assumir Seu tio D. Henrique, um cardeal Idoso, that morre sem deixar herdeiros em 1580, e com ELE acaba-se uma dinastia de Avis. D. Felipe II da Espanha, neto de D. Manuel o Venturoso, reclama o trono, e se sobrepõe um SEUS concorrentes. Como Forças Espanholas invadem Portugal, e com o Apoio da nobreza, da-se Início à União Ibérica, em Que o reino português seria governado cabelo rei da Espanha. Em 1581 ocorre o juramento de Tomar, Onde Felipe II, compromete SE-A ​​Respeitar a autonomía Portuguesa e De SUAS colônias, Bem Como como leis e costumes do país.
Ao Longo de SUA História Até ENTÃO, Portugal tinha Desenvolvido Uma Politica de neutralidade em Relação AOS demais Conflitos Europeus. NÃO Entrou em guerra com a França NEM, that havia Mais de Uma Vez invadido O Território Brasileiro Tentando estabelecer colônias, Sendo expulsa em Guerras that were travadas Tão SOMENTE nenhuma Âmbito colonial.
Com uma União Ibérica o Quadro da neutralidade portuguesa muda radicalmente. Unido Com uma Espanha, o país acaba envolvido nsa Conflitos Europeus, POIS a Espanha dominada Pelos Habsburgos tinha VÁRIOS Interesses nenhum continente, e era parte em Diversas e dispendiosas Guerras dinásticas e sucessórias.
Felipe II seguiu uma Política intervencionista de Seu pai, Carlos V, e tentou influir em Vários dos assuntos Europeus. O Governo de Felipe II era absolutista, e na Espanha de ENTÃO grassava Uma Enorme intolerância religiosa, encabeçada principalmente Pela "Papai" Inquisição. A Politica de Felipe II era also opressiva, EO rei apoiava a intolerância católica, ELE MESMO Sendo hum fanático religioso. ASSIM, desrespeitou como Tradições dos Países Baixos, that ERAM Domínios Espanhóis (visto that herdados POR Felipe II de Seu pai, Carlos V), reprimindo o Calvinismo, e tributando pesadamente como Províncias Holandesas, enriquecidas com o intenso Comércio praticado Pela forte burguesia comercial local, . O imperador Espanhol NÃO PODIA tolerar "heresias" Domínios SEUS EM, e nomemu Juízes e Sacerdotes Espanhóis de Confiança SUA parágrafo Controlar OS Países Baixos. A fogueira da inquisição católica comeca a arder EM Terras holandesas, e com ELA VEM TAMBÉM o Confisco dos Bens dos "heréticos" em favor da Coroa Espanhola.
Os ricos Países Baixos ENTÃO se rebelam, Diante de TAMANHO descontentamento, e começam como Revoltas Internas e Lutas contra como Tropas Espanholas Lá estacionadas. MESMO com o poderio militar Espanhol e com um Repressão promovida cabelo Duque de Alba, revoltosos OS NÃO recuam. Como 17 Províncias that formavam OS Países Baixos se unem contra Felipe II, ea guerra comeca uma Ficar custosa demais Até MESMO PARA O rico Erário Espanhol, abarrotado de prata colonial. Como Províncias do Sul, temerosas do Espanhol poderio, se submetem em 1579, mas como Províncias do Norte prosseguem em SUA Luta. ASSIM, como Províncias setentrionais em Número de 7, formaram uma União de Utretch, liderada POR Guilherme de Orange, that NÃO reconhecia a soberania Espanhola. Com o Assassinato de Guilherme Pelos Espanhóis, uma prossegue Luta armada, e surgir uma República da Holanda, OU como Províncias Unidas dos Países Baixos.
Ora, com Portugal Sob o Domínio Espanhol, ea Espanha em Luta com um ENTÃO Recém Criada República da Holanda, evidentemente vantajoso that o Comércio travado Entre Lisboa e Países Baixos OS, Onde cessos Últimos auferiam Lucros Incríveis, encontrava-se impossibilitado. Felipe II proibiu tal Comércio, ficaram OS Navios flamengos Proibidos de aportar terras EM soluçar Espanhol Domínio, ISSO incluia Naturalmente Portugal, Brasil e como demais colônias lusas, that estavam vedados ágora Ao Comércio holandês.

A Companhia das Índias Ocidentais

Bandeira da Companhia das Índias Ocidentais
Conforme Acima Exposto, ve-se that o lucrativo Comércio travado between Portugal e colônias com as Províncias Holandesas encontrava-se impossibilitado devido à União Ibérica e como Guerras de Felipe II, that acabavam POR Envolver Portugal, Direta OU indiretamente.
ASSIM, com a Independência da Holanda, país ESSE Teve that rever o Seu Comércio, reorganizando-o como Conforme Novas Regras impostas ágora. Surgiu ASSIM A SUA Primeira Companhia de Comércio, a Companhia das Índias Orientais - OIC, em 1602 (A OIC cunhou Muita Moeda NAS colônias Orientais, comeu o Seu desaparecimento não Início do séc XIX.). Era um OIC Uma Sociedade Anônima (SA), e mobilizava Investimentos em Âmbito Nacional inicialmente, e logotipo APOS em Âmbito Internacional. Era Uma companhia privilegiada, pois era Isenta de Impostos, e chegava a suprir MESMO o papel colonial do proprio Estado! Algo Muito Avançado parágrafo um Época. Lucros obtidos OS Pela companhia na Ásia Eram imensos ASSIM, e deixavam Cada Vez Mais ricos OS SEUS acionistas, de forma that como Ações da Companhia Oriental Cada vez ERAM Mais valorizadas e procuradas. Com tanto Financeiro Poder, Não Demorou Para Que o monopolio ibérico fosse Quebrado NAS Índias e Oriente, e OS Holandeses começaram a conquistar colônias e monopólios Comerciais that pingos ERAM da Coroa Portuguesa (Como Malaca e Ceilão, Por Exemplo).
A Companhia das Índias Orientais foi Tão Bem sucedida Econômica e militarmente, that OS flamengos resolveram repetir uma Idéia, Só Que ágora na Exploração de colônias no Ocidente. Surge ASSIM, em 1621, a Companhia das Índias Ocidentais - Geoctrojeerde Westindische Compagnie, that also tinha o MESMO formato de Sociedade Anônima, e com a Estrutura Financeira Montada, Não demoram OS Holandeses uma voltarem SEUS Olhos Ao rico e lucrativo Brasil açucareiro, de Cujo Comércio tinham oficialmente Sido Privados (Claro Que por "Baixo fazer pano" Muita Coisa passava) cabelo odiado D. Felipe da Espanha.
EntreTanto, Ao Contrário da Companhia das Índias Orientais, that lidava com Povos Até Bem desenvolvidos de civilizações Bem antigaz e ricas, e com bom Conhecimento da Prática comercial, um Iria Companhia Ocidental LIDAR COM Povos Indígenas bárbaros semi, com Inimigos Mais numerosos e Bem Armados que no Oriente (O Comércio Portugues não oriente Já era decadente), e com terras Estranhas e MUITAS vezes inóspitas parágrafo OS flamengos. Para Obter o açucar, o Pau Brasil e Outros Produtos Tão desejados, seria necessary Lutar Muito, Bem Mais que NAS bandas Orientais, ERAM MUITO MAIS Necessários Homens, armas e Navios, e Bem Mais Dinheiro.
ASSIM, tinha um GWC hum carater bélico Bem Mais acentuado that SUA Irmã oriental, Uma era companhia voltada MUITO MAIS Pará uma conquista militar, Ocupação e pirataria em grande escala (dos galeões portugueses abarrotados de Açúcar, e dos Espanhóis carregados da Prata fazer Mundo Novo ) fazer that Ao Comércio propriamente dito. Era na Verdade hum Exército paralelo Ao Estatal, mantido com capitais Privados, com base de em Mercenários contratados, e Era Uma das Forças Maïs Poderosas nenhum mundo de ENTÃO!

AS INVASÕES NO BRASIL COLONIAL Holandesas.

Em 1624, surgiam no Mar da Bahia 26 galeões de guerra Holandeses Transportando MAIS de 3.000 Homens em Armas. A esquadra era comandada cabelo geral Jacob Willenkens. A Bahia foi escolhida POR Ser hum grande centro açucareiro, Bem Como POR Ser uma América portuguesa de capital da. A Invasão tinha Sido planejada Já em 1623, e apesar de saber antecipadamente da grande Probabilidade Desse ataque, o governador Diogo de Mendonça Furtado (Alias, cabelo sobrenome TALVEZ UM antepassado meu NÃO organizou como Defesas, POR Acreditar Que NÃO seria em Salvador that aportaria Toda Aquela Expedição, Além de ceder à pressao Feita cabelo bispo Marcos Teixeira, that Queira dispôr fazer numerário separado parágrafo A Defesa um Fim de utilizá-lo em Obras parágrafo a Igreja Católica. Apos um Exército investida Desse, um despreparada Salvador sucumbe APOS Alguns Combates, ea População foge PARA O interior e parágrafo OS engenhos afastados. Logo a Resistência comeca a se organizar, e hum dos Líderes foi justamente o bispo Marcos Teixeira, TALVEZ atormentado cabelo Arrependimento ...
Em 1625, um Chega Uma poderosa Bahia esquadra luso-Espanhola, liderada POR D. Fradique de Toledo. Acossados ​​POR terra e sem Poder Receber reforços Pelo mar, Holandeses OS acabam POR depor como armas. O Willenkens Geral E morto em combate, um TEM Cabeça decepada e exposta em Salvador. A ESSE malogro da GWC somou-se also Mais Ataques fracassados ​​NAS colônias portuguesas na África e NAS Antilhas Espanholas. O prejuízo foi grande à Companhia, that Esteve com tão baixa e em ações As Realmente à beira da bancarrota. EntreTanto, em 1628, Holandeses OS conseguem Uma grande presa. Peter Heyn apreende ancorado na Ilha de Cuba, Uma esquadra espanhola, abarrotada com hum Carregamento de prata do México. A presa foi Tão boa that conseguiu cobrir prejuízos com sistema operacional OS fracassos Anteriores. ASSIM, um GWC se Livra da quebra, e PODE preparar Seu Segundo e Bem sucedido ataque Às cobiçadas terras do Açúcar.

A CONQUISTA DE PERNAMBUCO

Apos 5 anos da fracassada Invasão à Bahia, retornam de novo OS flamengos ao Brasil, Dessa vez o Alvo Não É Mais Salvador, mas Recife, capital de Pernambuco. A ESCOLHA se deveu cabelo Fato de Que o Recife era guarnecido Menos Que a Bem Fortificada Salvador, e that era Pernambuco ENTÃO o centro açucareiro diretor da Colônia. Tal com na Invasão da Bahia, foi um GWC that forneceu OS Planos, Recursos E Homens Pará uma Invasão. 
Em fevereiro de 1630, o Recife treme Ao perceber Que se aproximam de Seu porto 56 Velas holandesas, Entre ELAS Vários dos Melhores e Mais Bem Armados galeões da Época. A bordo o comandante Corneliszoon Lonk comandava Mais de 7.000 Homens, a maioria Mercenários Alemães, poloneses, Franceses, dentre OUTRAS Nacionalidades.
A Resistência E capitaneada POR Matias de Albuquerque. He manda Colocar Grandes Correntes unindo Alguns Navios Que se encontravam nenhum porto do Recife, e sistema operacional coloca um pique. ISSO bloqueia a entrada do porto, e OS Holandeses São Obrigados um PROCURAR Desembarque Proceder Onde Outro local, that ocorre Mais um norte, na praia de Pau Amarelo. A Resistência dura Alguns dias APENAS, apesar de feroz, e de CAUSAR Perdas Ao invasor, o MESMO contava com Uma superioridade de armas e soldados treinados. Cai Olinda, e logotipo apos o Recife. Matias de Albuquerque abandona A Cidade Que NÃO PODIA Mais sor defendida, e vai hum pouco Mais Ao interior, Onde funda o Arraial do Bom Jesus, Que seria o centro da Resistência luso brasileira.
Como uma coroa NÃO Mandava Recursos, OS Holandeses fortalecem SUAS Posições, e de Pernambuco partem parágrafo a conquista das terras de Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte.
Iniciava-se hum Domínio Que Iria durar Quase 30 ano. A Defesa nativa E ENTÃO baseada NAS táticas de Guerrilha, JA Que hum combate nsa moldes Normais era inviável. Criaram-se como chamadas "companhias de emboscada", Pequenos grupos de dez a nenhuma Homens Máximo Quarenta, com grande Mobilidade, that atacavam de Surpresa OS Holandeses, retirando-se rápidamente, e reagrupando-se DEPOIS parágrafo Novos Combates. Os senhores de engenho começam a aceitar o Domínio da GWC, pois de QUALQUÉR forma, enguias injetavam hum de capital novo na Produção, Coisa Que a coroa portuguesa Já NÃO estava podendo Fazer Direito.

Maurício de Nassau.

Para consolidar a conquista, A Envia GWC Ao Recife o conde João Maurício de Nassau-Siegen (Nassau era do Alemão, príncipe do Pequeno Estado de Nassau-Siegen), Que Chega em 1637, Junto com Uma armada de 12 Navios um e 2.700 Homens. 
Nassau revelou-se hum hum bom estadista e diplomata, estabelecendo boas Relações com OS senhores de engenho e gentes da terra, emprestava Dinheiro Para Que OS engenhos voltassem a funcionar UO expandissem Suas capacidades, aumentando a Produção e incrementando como Técnicas.
Permitiu a Liberdade de culto, EAo Judeus inclusivas, que no Recife vieram a Fundar A Primeira Sinagoga das Américas. 
Decidiu Transformar o Recife NUMA moderna de capital, a "Cidade Maurícia", or Mauritsstad
, Providenciou Vários aterros, diques construiu, Canais, pontes, e um parágrafo Até Palácios Administração (o diretor Esteve de pé Até o séc XVIII., Quando hum governador português Mandou derrubá-lo).
Trouxe pintores, artistas, Pesquisadores, CRIOU Coleta de Lixo, um Corpo de Bombeiros e hum Até Observatorio Astronomico em plenos trópicos!
Com Uma boa administration Aliada à Conquistas Militares, Nassau consolida o Poder holandês. Derrota o Conde de Bagnoli em Alagoas, um oficial italiano Serviço de Portugal, that bate em Retirada parágrafo Sergipe. Em 1637 enviou o coronel Hans Koin chefiando Uma Expedição naval that contava com Mercenários e índios tapuias brasileiros, Conquistando o Forte de São Jorge da Mina (a Mais Antiga possessão portuguesa colonial) na costa africana. A possessão portuguesa da Mina foi colocada soluçar o Controle de Recife.
Tenta Novamente a Invasão da Capital da Bahia, Salvador, mas Encontra Lá forte Resistencia, e NÃO obtém Sucesso. EntreTanto, expandiu a conquista com uma anexação fazer das Litoral Capitania do Ceará, Sergipe e Maranhão.

Em 1640 Nassau volta-se contra Luanda. O era Objetivo quebrar o Fornecimento de Escravos Pará uma Bahia, e ASSIM dobrar O Que AINDA resistia do Brasil english, that ficaria sem mao de obra Pará uma cana de açucar, mas o Motivo Maior era Cortar o Suprimento de Escravos Destinados como minas de prata da América Espanhola. Seria duro golpe parágrafo hum um Dependente coroa Espanhola. Sai de Recife Uma poderosa esquadra em Direção a Luanda, Diante da armada, uma cai Cidade Sem Resistencia, indo a tropa ea População portuguesas se refugiar em Massangano. Toma also São Tomé e feitorias de na Guiné. Nenhuma ano MESMO, AINDA arranca dos portugueses uma ilha de São Luis do Maranhão.

Apesar dos esforços e Conquistas de Nassau, o Brasil holandês NÃO ia Bem. O Preço do Açúcar tinha começado um CAIR, e Os senhores de engenho começavam a se rebelar contra um GWC, visto Que deviam uma ELA Mais de 5 Milhões de florins (empréstimos concedidos POR Nassau Para incrementar a Produção), ea Volta do Domínio português seria Uma boa oportunidade DELES NÃO quitarem essas Dividas. Junte-se um ISSO Uma praga de bexigas that assolou uma negraria, matando Vários Escravos, e Fazendo um Produção despencar AINDA Mais. Nassau also tinha gasto demais em prol da Cidade de Recife, that Segundo SEUS sonhos seria um grande capital de fazer Dominio holandês no Brasil, ea GWC estava insatisfeita com os tais dispendios com o engrandecimento da Cidade. Começam como falencias de Empresas açucareiras em Amsterdã, e como Ações da GWC CAEM.
Nassau E Chamado de volta à Holanda, parágrafo nunca mais voltar ao Brasil, em 1644.
Em Seu Lugar assumir o Governo uma junta denominada de Conselho dos XIX, com sede na Holanda, Que dava Ordens ao Alto e Secreto Conselho do Brasil, Responsável Pela Administração Direta, Cujo Objetivo era principal "espremer" o Máximo de Lucros Possíveis da terra Pará Compensar OS Investimentos e prejuízos Experimentados. 
Nassau volta à Holanda, Onde AINDA Chegou a Governador de Kleve, pegou em armas contra a França ea Espanha, e foi nomeado governador de Utrecht.
Nassau permanece vivo na Memória do povo de Pernambuco Até Os Dias de Hoje. He Tornou o Recife Uma Cidade digna da Qualificação de grande centro urbano à Época. Tolerante foi, diplomata, e desenvolveu uma urbanização EO embelezamento da Cidade. Existem Hoje Ruas, Praças, Uma ponte e Uma Faculdade com Seu nome não Recife.

A RECONQUISTA.

Com um SAÍDA de Nassau ea crise do Preço do Açúcar, um GWC, Meio Pôr do Alto e Secreto Conselho sediado em Recife, comeca a cobrar dos senhores de engenho de Pernambuco OS empréstimos concedidos POR Nassau. Tais Cobranças NÃO podiam vir em hora Pior, Uma praga fez um CAIR Produção de Açúcar, EO MESMO encontrava-se em baixa. O resultado foi that OS Holandeses começaram a desapropriar engenhos OS, POR Motivo de Dividas that Já estavam em cerca de 130 Tonéis de Ouro, correspondentes a 13 Milhões de florins. Sem Nassau, a Cidade do Recife tambem nao recebe OS Investimentos Mais de outrora, e comeca a decair. A insatisfação E Geral. Os senhores de engenho queimam como Propriedades, Os estoques de Açúcar, e fogem PARA O mato, começava a insurreição pernambucana, OS ONDE portugueses, Os luso-brasileiros (mazombos), e Os negros e índios Aliados iriam enfrentar hum dos Melhores e Mais equipados Exércitos da Época.
Os senhores de engenho João Fernandes Vieira (português) e André Vidal de Negreiros (branco brasileiro - "mazombo") Dão Impulso uma revolta. Apoiam OS senhores de engenho o índio Felipe Camarão, lider indígena Poti e aliado da Coroa portuguesa, EO ex-escravo Henrique Dias, that comandará o contingente de negros e ex-Escravos Aliados de dos luso-brasileiros. Como um oficial Alega História, aí comeca a surgir o Conceito da nacionalidade brasileira, na Luta das Três Raças principais formadoras do Brasil contra hum Inimigo Mais forte e Comum.
Começam como guerrilhas contra como Tropas Regulares holandesas, that começam A SER derrotadas Pouco a Pouco, Batalha APOS Batalha, num Processo de desgaste doloroso parágrafo Ambas como contraditório (Vitórias dos montes das Tabocas, Casa Forte, etc ...)


A BATALHA Ultima.

QUANDO da Primeira Batalha dos Guararapes, Os Exércitos luso-brasileiros contavam com cerca de 2.200 Homens, that Divididos Eram em Quatro terços, comandados Pelos Quatro mestres-de-campo Já mencionados: João Fernandes Vieira e André Vidal de Negreiros, o governador dos Índios , capitão-mor Filipe Camarão, EO governador dos Pretos, Henrique Dias. Os terços NÃO dispunham de nenhuma artilharia de Apoio.

A velha Técnica Portuguesa de combater, testada NAS Guerras contra Espanha, no Alentejo, baseava-se no estilo das Guerras de Flandres. Os Exércitos ERAM formados POR Terços de Infantaria, formados POR 2000 Homens, subdivididos em 10 companhias de 200 Homens Cada uma, formadas POR igual Número de piqueiros e arcabuzeiros. Os piqueiros dispunham de hum pique Longo (18 Pes de comprimento), espada, peitoral e celada; arcabuzeiros OS, sem armadura defensiva, dispunham APENAS fazer arcabuz OU espingarda de mecha com SUA Forquilha e Uma Adaga. Nas Guerras européias marchavam em Formação de Grandes QUADRADOS de 50 piqueiros em Cada rosto, rodeados e flanqueados nsa vértices POR Outros QUADRADOS de arcabuzeiros, alternando ASSIM como descargas de armas de fogo como com cargas de armas Brancas. Dentro da Realidade brasileira, de SEUS campos cerrados de matas e de mangues, e da inferioridade Tecnológica dos luso brasileiros, essas Técnicas de nada valiam, e tiveram Que Ser solenemente ignoradas, here valia a criatividade. Uma Surpresa, a Guerrilha EO ataque / Recuo were Grandes Instrumentos utilizados. A CAPACIDADE de improviso, Resistencia e Habilidade na espada ajudaram demais como Tropas Nativas.
O conselho dos XIX sediado no Recife, manda à Amsterdã um Seguinte Correspondência, datada de 1648:

"Todos Os Dias de Experiência nsa Mostra Que se habituaram a ESTA guerra de tal Modo that PODEM Medir-se com Os Mais exercitados soldados, Como se TEM visto NAS refregas that com enguias TEMOS Tido e Como AINDA se ve Diariamente nsa Encontros that TEMOS COM ELES um momento Cada. Resistem Muito Bem Agora de pé firme e logotipo that descarregam SUAS espingardas atiram-se Sobre os NOSSOS, parágrafo se baterem Corpo a Corpo. SABEM also armar emboscadas em Lugares e Passos apropriados e vantajosos, Fazer sortidas Dentro do mato e , EM GERAL, Produzir Muito mal AOS NOSSOS. Quanto às armas estao Bem munidos, SABEM Muito Bem se servir delas, e não tocante Às SUAS qualidades Corporais excedem Muito AOS NOSSOS soldados Mais exercitados, Quando à Agilidade e disposição. Além Disso, Melhor SABEM Que OS NOSSOS se submétrico como provações, Tais Como a falta de víveres, enquanto OS NOSSOS soldados TEM de CARREGAR sempre alforges OU ENTÃO OS Transportar víveres logotipo ATRAS DELES ".

Nenhuma dia 17 de abril de 1648, O Governador das Armas Holandesas, Sigmund von Schkoppe, conhecido Pela crueldade Com que tratava OS SEUS adversarios e cabelo Espírito de disciplina parágrafo com SEUS Subordinados, Saiu do Recife não há Comando de Um Formidável Exército de 4.500 Homens, Divididos em Sete regimentos, acrescidos de cerca de 1.000 índios tapuias e negros Carregadores. Tinha 71 bandeiras, e contava COM 6 Peças de artilharia. De acorodo com como Reformas implantadas POR Maurício de Nassau, that Visava adaptar Mais uma Técnica de combate à Realidade do Brasil, batalhões OS DOS Exércitos Holandeses não formados here Eram POR 500 Homens, Divididos POR fileiras de 300 piqueiros (Grandes Lanças de 18 Pes de comprimento) e 200 Mosqueteiros, Que se alternavam POR Ocasião do Desenvolvimento da Batalhas.

Como Tropas luso-brasileiras chegaram a Guararapes "não sábado, à tarde, e Pelas 10 horas da Noite se acabaram de situar Trocos EM, em Uma baixa e planície that ESTA pé AO fazer Último monte, that vulgarmente Chamam Outeiro", distante Três léguas do Arraial Novo e Uma légua da Muribeca. Restava Ao Inimigo Uma Passagem de Pouco Mais de cem Passos de largo, cerca de cem metros, Entre o monte e hum terreno alagadiço that o contornava. Estacionava ASSIM OS luso-brasileiros, Escondidos between um Vegetação EO manguezal, "em sítio acomodado, Não Só Para reprimir o ímpeto do Inimigo, mas AINDA parágrafo destruí-lo". 

Mantendo Escondidas como Tropas, Barreto de Menezes Faz Avançar atraves do Boqueirão, Holandeses Sobre os, cerca de 200 a 300 Homens, Apenas para atrai-los parágrafo Uma grande emboscada, Fazendo crer Ao Inimigo that SOMENTE Uma Pequena Força lhes disputava Aquela Importante Passagem Pará o sul. Von Schkoppe NÃO pensou Duas vezes. Ordenou Que Uma Força Composta de Seu regimento e dos regimentos dos coronéis Van Elst e Keervaen atacasse com presteza A Pequena Força luso-brasileira e conquistasse o Boqueirão. 
Durante o ataque, muitos Holandeses, visto a frente Estreita do Boqueirão, progrediam com grande dificuldade atraves dos alagados (manguezais, lama mole), that julgavam firme solo, parágrafo envolverem Pela Esquerda uma tal força * Pequena Ao Comando de Dias Cardoso. A ala Direita holandesa iniciou um Progressão com vistas a desbordar OS luso-brasileiros, atraves de hum ataque envolvente Pela Direita. ASSIM, OS Holandeses tinham caido na grande emboscada Que OS luso-brasileiros lhes haviam Preparado, acreditaram that como Forças Que OS esperavam reduzidas Eram, e "emburacaram" no Boqueirão. Nesse momento, o Mestre de Campo Barreto de Menezes ordenou hum ataque Total a espada dos luso-brasileiros, Que se mantinham com o grosso de SUAS Forças, uma Coberto, cabelo monte Oitizeiro e restinga de mato nsa alagados. Ordenado o ataque Geral, APOS breves Trocas de tiros that poucas Baixas causaram, foi desfechado o ataque violento de uma espada encima dos Holandeses, na Estreita Faixa fazer interior do Boqueirão Pará locais Onde were atraídos OS batavos. O valente ataque surpreendeu OS Holandeses Que pensavam Que iriam enfrentar (e esmagar) Uma Pequena Força inimiga.
Logo se CRIOU um Confusão ea Desordem há holandês Dispositivo, provocando a deserção de muitos de SEUS soldados. Ao virarem costas como AOS luso-brasileiros parágrafo retrair, muitos Holandeses were abatidos à espada.
Os numerosos Holandeses that correram parágrafo OS alagados (mangues) encontraram uma morte ali MESMO, principalmente abatidos a tiros, lançaços, à espada, TALVEZ Pelas Forças de Felipe Camarão (chefe índio), POR Certo habituadas a deslocarem-se nsa alagados.


Os luso-brasileiros se recompunham fazer grande Desgaste do dia, e se reorganizam PARA O combate não Seguinte dia. Holandeses OS, aproveitando-se da Noite, bateram silenciosamente em um parágrafo Retirada Leiteria (Boa Viagem), Debaixo de Enorme aguaceiro Que Caiu Durante A Noite. O dito aguaceiro apanhou OS luso brasileiros em posição em Campo Aberto, castigando-os e impedindo hum sono reparador, AO MESMO ritmo that agravou OS sofrimentos dos feridos.

Pela Manhã, lançados were reconhecimentos na Direção holandesa e Feitos prisioneiros Alguns Sentinelas that desconheciam a Retirada de Seu Exército. O Cel Van der Branden retirou-se com 3200 Homens de Seu Exército, OU 50% do efetivo inicial, de Vez that restantes OS 3200 tombaram em combate, desertaram, esconderam-se NAS matas Próximas OU were encarregados do transporte de feridos. Essa vitória rendeu AOS luso-brasileiros munição farta, Bons armamentos, Dinheiro e Duas Peças de artilharia.

Animada com ESSA vitória grande, uma coroa Portuguesa determinação entao reforços Mandar, vendo that, Ao Contrário fazer that pensava D. João IV e Ministros SEUS, Pernambuco NÃO estava irremediavelmente perdido. Em agosto de 1648, chegam a Pernambuco 300 infantes de dos terços da Dinamarca Ilhas, Armados com materiais moderno, SUAS arcabuzes compridos alcançavam distância Maior Até fazer that OS dos Holandeses.

Em 1649, Mais uma Força holandesa, Composta de 3.510 Homens, comandados cabelo coronel Van der Brincken, sai de Recife Ao Encontro dos luso-brasileiros nsa Montes Guararapes, ASSIM Iniciando um Segunda Batalha dos montes. Na vanguarda muitos soldados com chuços e piques, parágrafo reprimir uma temida investida à espada luso-brasileira. Ao Encontro Dessa nova Força seguem OS luso-brasileiros AOS Montes Guararapes, e Lá ja a encontram Instalada, ocupando o Boqueirão Onde ocorrera A Primeira Batalha, ea baixa, ostentando grande aparato de guerra, Pesadas Peças de artilharia e MUITAS bandeiras. Holandeses OS esperavam como Tropas Nativas avançando cabelo norte, mas parágrafo SUA Surpresa, ELAS acabaram atacando cabelo sul, ONDE NAO Eram esperados, visto que la predominavam OS "Pantanos" (Mangues), EO deslocamento era Mais Difícil.
E ASSIM OS ficaram Exércitos: O Holandeses n'uma posição Mais Alta, ocupando o monte, e Os luso-brasileiros em Baixo, PE AO do monte, entocados nsa mangues, barrando QUALQUÉR Retirada. Os grupos de lusos brasileiros se espalhavam, escondendo-se nsa matos e canaviais, acompanhando OS Movimentos Holandeses e atacando de emboscadas.
Imobilizados encima dos montes, e longe das Fontes de Água, Fechadas Pelas Tropas Nativas, Os batavos começavam um sofre de Sede COM o imenso CALOR that Fazia nenhuma monte. ASSIM o coronel Van der Goch descreve um Situação: 
"Tendo Tomado em consideração that O Inimigo NÃO seria fácilmente seduzido a dar combate, visto conservasse posição privilegiada nsa matos e POR detrás dos Pantanos, e that As Nossas Tropas Ficando Sobre os montes, that São desertos, sem Sombra e Água, seriam Extremamente fatigadas e enfraquecidas, procedeu-se à Convocação dos chefes da Expedição parágrafo deliberarem juntamente Sobre o Que Fazer nessas circunstancias, e Todos por unanimidade opinaram Que Não Se Devia aconselhar Conservar como Tropas AINDA POR Mais Tempo no alto dos montes, com um Esperança incerta de Chamar Para lá O Inimigo, e that POR CONSEQÜÊNCIA como Tropas deviam retirar-se pingos Que OS embornais ficassem inteiramente vazios e Os soldados inteiramente esgotados cabelo calor excessivo "

Às 3 horas da tarde, começam OS regimentos Holandeses uma Descer dos montes, em Ordem. Ao Tomar Conhecimento da Retirada, e aproveitando-se fazer Erro Estratégico dos Inimigos, lusos-brasileiros OS Fazem valer SUAS Posições privilegiadas, e começam hum ataque Que seria hum Verdadeiro massacre. Frente a Força dos Ataques, Expostos OS Holandeses começam a desertar ea Fugir, Conforme relata carta de hum oficial: 
"O tenente coronel Claes com o regimento do tenente geral do qua naquele momento tinha o Comando, EO coronel Hauthyn, Tendo entrado Ambos igualmente em Ação contra o Inimigo, e Tratando de reconquistar uma garganta do monte abandonado, tiveram that recuar igualmente PARA O monte , Por Causa da excessiva Força do Inimigo, that ENTÃO Veio com tanta impetuosidade Sobre os NOSSOS that como o logotipo Nossas Tropas começaram uma Fugir e acharam-se na Maior Confusão, um tal Ponto de Que Nem Palavras NEM A Força puderam Conte-las, apesar de Todos os esforços dos Oficiais los Geral e fazer Abaixo assinado em particular, tendão, Pela brandura Como Pela forca. Essa fuga e Confusão were consideravelmente aumentadas Pelas Tropas dos coronéis van der Brande e van Elst, that Descendo o monte vieram Correndo o Mais que podiam atirar-se em Confusão nsa mencionados regimentos fazer tenente e general de Hauthyn, produzindo Nele Uma Desordem completa "

Apos cerca de Três horas de Luta ferrenha, relata o major António de Souza Junior: 
"Vieira se foi unir e incorporar com André Vidal de Negreiros, Francisco Figueiroa e António Dias, e todos juntos were apertando com oo Inimigo de tal sorte that o fizeram precipitar e despenhar POR Aquelas barrocas e grotas dos Montes Guararapes, donde LHE fizeram grande Estrago e mortandade, com that Já estava Já Toda Aquela Campanha dos Altos e baixos dos montes Lastrada e juncada de CORPOS DOS Inimigos, Que Era Uma cousa horrenda de se ver tanta mortandade, Tantas e Tao do espantosas feridas, Tantos Corpos SEM Cabeças, Braços, Pernas , uns Já Mortos, Outros agonizando e lutando com uma morte, Outros revolvendo-se em sangue e muitos urrando e Gritando com ansias e agonias mortais, Não poucos Dando e exalando o ultimo suspiro ".

O relato fazer english ESTÁ Bem de a Acordo com o relato de Seu "colega" holandês Oficial, that ASSIM descreveu em carta à GWC uma Retirada:
"Em Referência Ao combate Acima relatado, observei principalmente Duas particularidades that, in Minha Opinião, merecem Bem Atenção: Em Primeiro Lugar, como Tropas fazer Inimigo Saindo do mato e POR detrás dos Pantanos e de Outros Lugares tinham uma Vantagem da posição, atacavam sem Ordem e em completa dispersão e aplicavam-se a romper Diferentes QUADRADOS. Em Segundo lugar, como Tropas inimigas São ligeiras e Ageis de Natureza, parágrafo correrem parágrafo Adiante OU se afastarem, e Por Causa de SUA crueldade Inata São also temíveis. Compõem-se Brasileiros de, tapuias, negros, mulatos, mamelucos, Nações DE TODO O País e tambem de Portugueses e Italianos, Que Tem MUITA Analogia COM OS Naturais fazer PAIS QUANTO A SUA Constituição, de MoDo Que atravessam e cruzam OS matos e Brejos, OS sobem morros Tão numerosos Aqui e descem Tudo Mais ISSO COM Uma rapidez e Agilidade verdadeiramente Notáveis. Nós, cabelo contrario, o combatemos em batalhões formados Como se usa na pátria mae, e NOSSOS Homens indolentes e Fracos, nada afeitos à Constituição do país, Disso Resulta that essas Espécies de ataque com armas de fogo, Como se Acima Trata, devem ter inevitávelmente bom resultado, e that rompendo NOSSOS batalhões e pondo-os em fuga, matando-nsa hum Maior Número de soldados em Perseguição fazer that teriam Feito em combate MESMO. (...) Além disto, como Peças de artilharia de Campanha NÃO podendo Ser apontadas Sobre bandos UO Grupos dispersos, tornam-se inúteis, or parágrafo Dizer Melhor, ransformam-se em verdadeiras charruas parágrafo O Nosso eército, sem Contar Uma Multidão de página Outros inconvenientes, muito numerosos apontados parágrafo Serem here. "

Apos ESSA derrota, a CAPACIDADE de ataque dos batavos se anula, É Tudo Que se PODE Fazer do Lado DELES E o zagueiro Recife, Bem fortificado AINDA. Mais uma vez OS luso-brasileiros Tomam boas quantidades de pólvora, Dinheiro, armas e Peças de artilharia.
Uma das moral Tropas batavas cai a níveis alarmantes, o Número deserções comeca a subir.

Nesse ínterim, Angola ê recuperada Pelas Tropas de Salvador Correia de Sá, em 1648. A Situação parágrafo OS Holandeses Piora tanto that OS Estados Gerais pediram Uma declaração de guerra formal, contra Portugal, Bem Como Autorização de pirataria e corso contra como Embarcações Portuguesas em QUALQUÉR Lugar do globo. O Embaixador em Haia, Souza Coutinho, E comunicado da exigencia fazer Imediato Reconhecimento do Brasil holandês e fazer Ocidente Africano (Angola e São Tomé) POR D. João IV. O Embaixador Ganha tempo, Fazendo PROPOSTAS de venda de Pernambuco e uma Angola Preços altíssimos. Os Estados Gerais decidem cercar o porto de Lisboa com Uma esquadra de 25 Navios de guerra, Caso Portugal NÃO restaurasse O Que um GWC havia perdido na África e no Brasil. A guerra ágora ameaçava Chegar embaixo das Janelas de D. João IV, Que se mostrava inclinado a vender Pernambuco AOS Holandeses. Mas parágrafo Soret de Portugal, um Inlaterra ea Holanda Entram DOS em guerra Pela Supremacia éguas em 1652, ea esquadra holandesa Que faria o Bloqueio do porto de Lisboa, evidentemente, that Teve Ser mobilizada contra AS PODEROSAS Forças Britânicas.

Havia o temor das cortes de that, Caso abandonados Pela coroa, Os pernambucanos buscassem Ajuda dos Ingleses, QUALQUÉR príncipe Cristão, OU MESMO odiada da coroa de Castela. Em 1652, com esforços OS Holandeses canalizados OS contra británicos, era hora de Tomar de volta o Recife, Último bastião de Defesa. Diante das Vitórias dos Guararapes e da guerra Batavo-Británica, D. João IV determinação Agir e desafiar o poderio holandês. 

Em 1653, surto na costa recifense a frota da Companhia de Comércio do Brasil, Composta de 77 Navios soluçar o Comando de Pedro Jaques de Magalhães. A Defesa do Recife estava NAS Mãos de Homens Cansados ​​e desmoralizados, mal pagos e com salarios atrasados. A esquadra toma posição de ataque, bloqueando a entrada do porto de Recife. Cercados POR mar e terra POR, OS Holandeses desmotivados começam a Entregar SUAS Fortalezas, Uma a uma, ea Baixar como armas e bandeiras. Mais de: Não havia Meios NEM Motivação parágrafo lutarem.
Em 26 de janeiro de 1654, assinam OS HOLANDESES uma rendição, pondo FIM A SUA aventura no Brasil e Ao sonho do holandês Pernambuco.

A rendição holandesa here representou o Início do Declinio fazer poderio comercial Batavo e militar, iniciado em 1619, com a Fundação de Batávia na Indonésia.
Foi also Uma das MAIORES Derrotas Militares da História do Exército da Holanda, that Perdeu nsa Guararapes 1.044 Homens, e Teve Mais de 500 feridos, em contra partida OS luso-brasileiros, devido a Muito Uma Estratégia superior, perderam SOMENTE 47 Homens, com 200 feridos. Morreram do Lado invasor OS Generais Van der Brinken, Giesseling e Outros 101 Oficiais graduados. Nos perdemos Guararapes Henrique Dias, o negro gerais that chefiava Soldados OS pretos.

Apesar de hum pouco longa, ESSA História Toda Ajuda a Compreensão do contexto Onde were batidas como Primeiras Moedas do Brasil, um e em condições that were ELAS Feitas, ERAM ENTÃO Moedas sempre emergenciais, de cerco.

AS CUNHAGENS DA GWC NO BRASIL Holandes

EMISSÕES DE 1645:

Como foi visto Acima, em 1645 o Brasil holandês estava em crise, Depois da SAÍDA do Conde de Nassau nenhum ano anterior, e also Pela Conjuntura Econômica em Relação A Queda Preço do Açúcar. O Comando Passou PARA O Conselho dos XIX, Burgueses Sobretudo INTERESSADOS não Enriquecimento Proprio, MESMO em detrimento de da companhia, e sempre Prontos a negociar o Açúcar ELES mesmos. 

Segundo Pesquisas como fazer historiador pernambucano Gonçalves de Mello, A Primeira vez Que se Faz Menção uma necessidade de cunhar Moeda no Brasil E num Documento EMITIDO cabelo Alto Conselho em 1645. Nele se le que: "Devido à escasses de numerário em Que nsa achamos, e podermos POR Nada Obter ali das Dividas existentes, POR Mais que nsa esforcemos Nesse SENTIDO, e Sendo Diariamente necessary dispôr de Dinheiro tanto parágrafo Pagamento da milícia e Salário dos contratadores de Necessárias Obras Serviços Quanto das, víveres e Outras cousas Mais, that NÃO PODEMOS escusar, resolvemos retirar da Caixa de Ouro chegada da Costa da Guiné não Navio Zelândia, uma Quantia de 360 ​​marcos, de Cada nona parte de 40 marcos, parágrafo com enguias cunhar Dinheiro OU VENDE-lo, e Sendo Possível, restituí-los no futuro . "

Esse era ouro proveniente das Terras Tomadas EAo portugueses EM 1637 (Hoje Gana), Quando da conquista do Forte de São Jorge da Mina (Primeira fortaleza européia em solo de africano). O geral Van Koin, that conquistou o Castelo da Mina, Saiu de Recife com SUA grande Expedição.
Lá tinha zarpado de o Zelândia com escala em Recife, Levando em SEUS porões cerca de 308 kg de ouro puro da Guiné.

Em agosto de 1645, Finalmente decidir o Alto Conselho: "Como NÃO TEMOS Meios de Obter Mais Algum Dinheiro da População, Quer fazer Que É devido à Companhia, Quer de Outra Maneira, e, Por Outro Lado, dos 360 marcos de ouro da Caixa recentemente chegada, o qua here conservamos NAS parágrafo Uma emergência Atuais dificuldades, parte Já Vendemos e parte AINDA NÃO encontramos compradora parágrafo ELE, parágrafo Obter Algum Dinheiro; e Como este NÃO PODE SE Conseguir senão Fazendo cunhar Moedas, embora parágrafo ISTO NÃO estejamos Autorizados, Obrigados POR grande necessidade, foi resolvido mandar cunhar Moedas de Ouro, quadradas, de 3, 6 e 12 florins, Tendo em Uma rosto o emblema da Companhia e na Outra uns dados do ano; e Curso superior de Ao de venda em 25% Ao. Bas Sr (Pieter Bas Jansen), o Nosso colega, that entende fazer ASSUNTO, foi solicitado quisesse fiscalizar a cunhagem, O Que o MESMO Prometeu d] Fazer, com a Condição that LHE fossem Dados Poderes expressos parágrafo ISSO "

Pieter Bas Jansen, Membro do Alto conselho, tinha Sido Ourives não Harlen. A cunhagem começou sem Mais Demoras. Em setembro, seguiram PARA O Conselho dos XIX na Holanda hum exemplar de Cada Moeda emitida here (III, VI e XII florins de ouro). Essas Moedas cunhadas were between OS meses de agosto e setembro de 1645. Numa ata de reunião do Alto Conselho Nesse ano, lia-se o Seguinte: "Há Alguns dias that OS senhores do Supremo Conselho assentaram de Fazer Uma nova Moeda, e Já se cunhou Uma grande soma em ouro de 3, 6 e 12 florins, O Que VEM muitíssimo A Proposito parágrafo contentar OS Militares e Outras PESSOAS. Diz-se also that Serao cunhadas Moedas de Prata, o ritmo mostrará ".

Em 10 de outubro foi baixada a Instrução Pela era qua nomeado o Sr. Pieter Bas Como fiscal da Moeda no Brasil e Responsável Pela cunhagem fazer referido Dinheiro emergencial. Num Determinado Documento, Encontrado cabelo prof. Gonçalves de Mello nsa Arquivos da Antiga GWC, Bas escreveu o Seguinte: "Em Primeiro lugar, Como fiscal da Moeda da parte da Companhia das Índias Ocidentais e POR Ordem dos Nobres senhores do Alto e Secreto Conselho no Brasil, must mandar cunhar Uma Moeda de Ouro quadrada, tendão de hum Lado o emblema Comum da Companhia das Índias Ocidentais e do Outro Lado em letras um "BRASIL" Palavra EO ano de 1645. This Moeda Será, denominada de ducado brasileiro e terá Três Valores, dos Quais o valor Maior terá 32 Peças POR marco de peso troy, com Tolerância de 1 e 1/2 Engels e Será, Recebido cabelo valor de 12 florins, de 40 grossos flamengos o florin, tanto Pela Companhia Quanto POR Quem Quer Que seja, mas SOMENTE no Brasil. 

O Segundo valor do ducado terá MESMO, POR marco de peso troy, 64 Peças, com Tolerância de 2 Engels de peso troy, e terá curso de 6 florins, de 40 grossos flamengos o florim

O tipo Terceiro fazer supracitado ducado terá 128 Peças POR marco de peso troy, com Tolerância de 2 e 1/2 Engels troy e terá Curso e valor de 3 florins, de 40 grossos flamengos o florim.

O mencionado ducado brasileiro Será, Feito com ouro da Guiné, das Índias Ocidentais Ou de QUALQUÉR Outra procedência [...] devendo Ser Aceito Como se apresentar, JA Que Nesse país nenhuma Ferramenta, materiais e Outras cousas Necessárias AOS Ensaios PODEM Ser obtidas [. ..] de MoDo Que tal o ouro Como E lançado há cadinho Será, transformado em lâminas e must Ser cortado e cunhado sem quaisquer OUTRAS CONSIDERAÇÕES "

O Podemos depreender that com cessos Textos todos, E that uma Moeda here cunhada era de carater emergencial, Visava uma Satisfação das Necessidades Básicas Financeiras dos Holandeses no Brasil. A maioria das Tropas era Composta de soldados Mercenários, E Essa gente precisava com Urgência Ser paga parágrafo Evitar motins e deserções, sem nenhum aparato Falar dos Funcionários um Serviço da GWC that há tempos tambem nao recebiam o Seu Pagamento. Outro Detalhe Que se ve E uma grande dificuldade de Produzir Uma cunhagem no Brasil, devido a falta de Instrumentação adequada, e also Pela dificuldade de se purificar e trabalhar Há devidamente com o ouro, Dai that Bas escreve that uma Moeda DEVE Ser Aceita Como se Encontrar .

Outro Detalhe Interessante e Que, embora a Moeda obsidional tenha ganho uma denominação de "Florin", OS SEUS Documentos Holandeses em um tratam por "ducado", Que seria uma classificação Mais Correta, portanto. 

Segundo o Numismata Gastão Dessart, Os pesos das obsidionais, de a Acordo com Medidas como uadas nd Holanda de ENTÃO, seria o Seguinte:

III - Florins De 1,90 a 1,93 gramas
VI - Florins De 3,79 a 3,86 gramas
XII Florins - 7,57 a 7,72 gramas

Vê-se that, devido a impossibilidade de Precisão, e Pelas condições dificeis fazer Fabrico das Peças, havia Uma Margem de Tolerância em Relação AOS pesos dessas Novas Moedas.

Embora como Novas Moedas batidas em 1645 DESSEM hum grande Alívio NAS carregadas Finanças dos invasores, logotipo se acabaram, sumindo dos Cofres da Companhia, visto that also ERAM Usadas Pará Pagar OS índios Aliados, imprescidíveis não Auxílio Geral E nsa Combates.

Ourives O Bas, Segundo OS Documentos da Companhia, Não prestou Contas de Moedas Quantas térios batido naquele ano, de MoDo Que NÃO AOS NOSSOS dias chegaram Dados exatos de Peças Quantas were cunhadas.

Vemos Abaixo exemplares das emissões de 1645 nsa SEUS 3 Valores, essas were como Primeiras Moedas batidas de solo brasileiro em:

III Florins 1645 (retiradas Imagens do local "angelinicoins"):



VI Florins 1645 (retiradas Imagens do local "angelinicoins"):




XII Florins 1645 (retiradas Imagens do local "angelinicoins"):




Pará como emissões de florins III de 1645, São conhecidos 1 tipo de cunho de Reverso e 2 Tipos de cunho de Verso.
Pará como emissões de florins VI de 1645, São conhecidos 1 tipo de cunho de Reverso e 1 Tipos de cunho de Verso.
Pará como emissões de XII florins de 1645, conhecidos São dois tipo de cunho de Reverso e 1 Tipos de cunho de Verso.]

AS EMISSÕES DE 1646:

Nesse ano, a Situação dos Holandeses NÃO estava Muito diferente da do ano anterior. Havia escassês de víveres, ea GWC NÃO Mandava Recursos regularmente. Naquele ano, fizeram escala em Recife OS Navios Eendracht de Amsterdã EO Eendracht de Enkhuisen. Na Caixa forte daqueles Navios Que se dirigiam de volta à Holanda, estavam cerca de 395 kg de ouro (1604 marcos), provenientes, tal Como o ouro obtido nenhum ano anterior não Navio Zelândia, da Costa da Guiné.
E ASSIM, da MESMA forma that tinham Feito na Primeira cunhagem de 1645, retiraram dos Cofres Desses Navios uma quatidade de 405 marcos de ouro, Que seria vendido e amoedado. a 16 de agosto o Alto onselho em Recife escreve em Suas notas: "Não tivemos Outra Solução senão recorrer Ao ouro da Guiné e DELE retirar, parágrafo subsidio de Caixa, 405 marcos, dos Quais Vendemos EM Leilão 25 a 39 florins uma onça e 25 a cunhar 40 florins EO restante guardamos com intenção de faze-lo "

Dessa cunhagem o ourives prestou Contas detalhadas, Ao Contrário da cunhagem do ano anterior. Os Documentos da Época indicam Que o tesoureiro Bas recebeu do Conselheiro Alrichs hum total de 355 marcos de parágrafo amoedação. Em 27 de agosto começaram OS Trabalhos de cunhagem. Os Documentos Que se referem a ELA, Levantados cabelo prof. Gonçalves de Mello, Interessantes São MUITO, descrevem em pormenores OS Processos de amoedação, that NAS condições em Que se encontravam OS Holandeses naquele momento, fáceis Nada NÃO Eram, devido à carencia de bons Instrumentos e da Pouca CAPACIDADE dos cadinhos Usados ​​Pará fundir o metal de . Vejamos: "Colocado o cadinho não com Fogão 20 marcos de ouro da Guiné, AO sor fundido, o cadinho rachou desde o Fundo Até Acima Junto a borda, cabelo that nenhuma onça de ouro DELE Restou, e atraves da Grelha, o CAIR foi NAS cinzas ; Sendo RECUPERADO e purificado, foi colocado em Um Novo cadinho, Diante do fole, com 10 marcos de ouro, o quel also rachou, cabelo that obtivemos APENAS 6 marcos em lâminas em condições de de Serem utilizadas, o restante estando NAS cinzas Novamente. RECUPERADO e fundidodiante fazer fole, ESSE cadinho forneceu de boa Qualidade, cerca de 12 marcos lâminas EM, o restante retiramos das Cinzas. Este resto colocamos de novo no Fogão, Junto com Mais ouro da Guiné, em hum cadinho, Pesando Ao TODO 32 marcos e, AO sor fundido, rachou o cadinho desde a borda Até um Metade do Fundo, mas conseguimos Obter uma da Metade fazer lâminas em ouro. ASSIM, nestas Quatro Fundições despendemos penosamente O Dia e obtivemos 39 e 1/2 marcos LAMINAS EM, restantes OS 50 marcos recolhemos das cinza. Os esforços e Perdas that essas Operações originaram Bem PODEM Ser compreendidas Pelos that conhecem este serviço "
Vemos POR Meio Desse Trecho o penoso Trabalho de cunhagem dessas Moedas de emergência. Os cadinhos rachavam devido Ao calor, pois ERAM Inadequados de para ESSE TIPO de Fundição (improvisados ​​ERAM). O ouro acabava POR CAIR NAS cinzas Por Causa das rachaduras, e tinha Que Ser RECUPERADO DE LA, Passar Por Um Processo de nova Purificação, parágrafo DEPOIS voltar um Ser posto num cadinho novo (that also poderia rachar). Se Tudo Desse Certo, o ouro fundido era laminado, parágrafo Finalmente Ser cortado e batido.

E continuam OS relatos Desse dificultoso Trabalho, minunciosamente descrito: "Em 4 de setembro were colocados nenhuma Fogão 30 marcos de ouro da Gui'né e, Sendo fundido, esvaziamos uma Metade em lâminas e AO restante ajuntamos 9 marcos de granalha do Trabalho anterior e , fundido, Acidentes SEM was Derramado em lâminas. This granalha deu uma Perda de .... "

Continua: "Duas Onças Cheias De toda uma especie de impurezas rtendo Sido misturadas, o cadinho apresentosu Uma rachadura na altura da borda, na Extensão de u'a mao, Mas Não causou Dano e daqueles 30 marcos de ouro houve Perda de ... "

AINDA Mais: "Colocado há Fogão em hum cadinho novo 30 marcos de ouro da Guiné e fundido, surgiu Uma rachadura Ao Meio do Fundo, Pelô that Então conseguimos 8 marcos lâminas EM, de o restante das recolhemo-lo Cinzas e, Sendo purificado ea granalha Novamente fundida, obtivemos em ouro puro em lâminas de 28 marcos e 7 Onças e Ouve Perda de ... "

Os relatorios Desse ano Dão Conta also that dos Instrumentos ERAM utilizados Nesse Processo, visto Que foi registrada à Entrega dos mesmos e SUAS quantidades Ao ourives Responsável e AOS demais Membros da Equipe. ESSES Instrumentos ERAM em SUA maioria JÁ Usados, estavam gastos e muitos JÁ remendados. A Listagem inclui: Colheres, martelos, punções e tesouras. O Mais interessante Dessa Listagem E uma Menção Feita a 12 Cunhos restaurados e Dois Cunhos Novos. Cunhos Cunhos OS restaurados poderiam Ser Usados ​​OS EM 1645, that estariam Sendo "emendados" para uma nova dados de 1646. Sabe-se that were em 1646 Abertos Outros Cunhos Novos POR Jan Bruynsvelt (térios Sido ELE o Gravador das Primeiras Moedas do Brasil) , pois na Conta POR ELE apresentada Para Ser saldada cabelo Alto Conselho, consta hum Pagamento de 5 florins e 12 stuivers POR ter aberto "hum par de Cunhos".

Esse Ourives AINDA apresentou VARIAS OUTRAS Contas saldadas parágrafo Serém:

3 Contas por "abrir hum par de Cunhos"
Hum cunho florins 1 POR Conta de Baixo de III
1 Conta POR abrir hum cunho de Baixo e Outro de Cima
1 Conta POR Dois Cunhos de VI florins
1 Conta Por Um cunho de Cima de 12 florins
1 florins Conta POR Dois Cunhos de III
1 Conta POR Dois Cunhos de XII florins
1 Conta POR abrir Dois Cunhos parágrafo XXIV florins *

Pela Documentação encontrada, vemos that were Abertos Pelo Menos Dois Cunhos completas Pará como Peças de florins III e hum cunho de "Baixo". Das Moedas de 6 florins cabelo Menos 2 Cunhos completos. Das Moedas de 12 florins Dois Cunhos completos, e also dos Cunhos de "Cima".

Segundo Gastão Dessart, na Descrição dessas Peças, Primeiros OS Cunhos sairam com hum losango logotipo APOS A Palavra "BRASIL". APOS, ESSE losango térios Sido simplificado parágrafo hum mero Ponto, e Finalmente suprimido.

Como despesas de cunhagem, Segundo o Pesquisador Gonsalves de Mello, incluiam AINDA gastos com cadinhos, that teriam Sido Mais de 50, Dado uma fragilidade sua, martelos, ferros de Cortar, tesouras, bórax, tártaro, e hum fole novo, Bem Como com carvão PARA O Fogão e velas Pará Trabalhos Noturnos. 

Chama a Atenção also um cunho Referência Ao fazer florins XXIV, Uma Moeda Até Hoje Desconhecida dos colecionadores. Nunca apareceu Nenhum exemplar, Não se sabe se chegaram A SER cunhados.

O damoeda fiscal, Pieter Bas Jansen, OS recebeu 355 marcos de Ouro, E Depois MAIS 2 Onças e 4 Engels. O total de um Ser amoedado em 1646 foi de 87 kg ENTÃO um e 427 gramas. O Número Exato de Moedas cunhadas NÃO CONSTA nsa Documentos encontrados cabelo Prof. Gonsalves de Mello, mas o Pesquisador holandês Van Loon, não XVIII Século, na SUA obra "história dos Países Baixos metálica", alegou that uma cunhagem dos Três Valores térios chegado a 700 dúzias, or SEJA: 8.400 Moedas. EntreTanto, ESSE E numero questionado Pelos estudiosos fazer ASSUNTO, pois Segundo OS Documentos da companhia, uma Quantidade de ouro Que foi destinada uma ESSA cunhagem daria parágrafo cunhar MUITO MAIS, EM tendão pesos Vista OS.
Admitindo-se that Os Três Valores teriam Sido cunhados em quantidades Iguais (UMA mera hipótese), Tendo em consideração a Quantidade de ouro Que foi destinada à amoedação, teriam Sido cunhadas cerca de 18.000 Moedas Ao todo, nos 3 Valores (desprezando-se um florins Desconhecida XXIV, that never foi encontrada).

O Conselheiro Bas, da Moeda fiscal, Teve desentendimentos COM o Conselho dos XIX na Holanda, that that julgou uma soma that ELE tinha se apropriado PARA O Pagamento de Serviços SEUS era Alta demais. ASSIM, nenhum ano de 1647, Bas volta à Holanda, parágrafo nunca mais retornar ao Brasil.

III Florins de 1646 (Imagens retiradas do site do "angelinicoins")



VI Florins 1646 (retiradas Imagens do local "angelinicoins")




XII Florins 1646 (Imagens retiradas do site do "angelinicoins")






Fonte: Fórum de Numismática
Texto Rodrigo Oliveira Leite



Postagem Anterior Próxima Postagem