MOEDA TEM ESFINGE OU EFÍGIE? – Descubra a diferença!

 


Quase todos os colecionadores de moedas (iniciante) têm essa dúvida! Efígie ou Esfinge? Hoje irei responder essa questão de forma simples e na prática, mas se ainda restar alguma dúvida para aqueles que possuem características mais visual. Colocarei um vídeo logo ao final da postagem para que você possa sanar qualquer dúvida que ainda tenha restado sobre o tema.

ESFINGE - A esfinge é uma antiga criatura mística egípcia, usualmente tida como um leão estendido — animal com associações solares sacras — com uma cabeça humana, geralmente a de um faraó. Também usada para demonstração de poder.

Esfinge de Gizé, vista lateral. Foto: Dan Breckwoldt / Shutterstock.com

Na Grécia antiga havia uma única esfinge, um demônio exclusivo de destruição e má sorte, se tratava de um leão alado com uma cabeça de mulher; ou ela foi uma mulher com as patas garras e peitos de um leão, uma cauda de serpente e asas de águia.

EFÍGIE - Trata-se de uma representação de uma pessoa numa moeda, pintura ou escultura. Uma forma de representação da efígie são os bustos cunhados em moedas em várias culturas sob o globo terrestre. Também são vistas em monumentos fúnebres em igrejas, salões de homenagens desde a antiguidade.

Não podemos esquecer que a Efígie também está presente em papel-moeda, representando monarcas, políticos e outras personagens históricas importantes ou uma mera alusão republicana como ocorre nas notas do real brasileiro.

Agora que você já sabe a diferença, divulgue esse conteúdo para outros possam saber como identificar e diferenciar uma efígie de uma esfinge.

VÍDEO EXPLICATIVO



Banner: Diniz Numismática apoia Collectprime, uma plataforma digital que ajuda pessoas na jornada de colecionar


Postagem Anterior Próxima Postagem